Presidente do TRE-BA reúne equipe para balanço dos seis meses de gestão

Encontro avaliou o trabalho desenvolvido pela atual administração do órgão; a ocasião serviu ainda para apresentação do novo assessor de Relações Institucionais, Silvio Batalha

Encontro avaliou o trabalho desenvolvido pela atual administração do órgão; a ocasião serviu ain...

Com seis meses de gestão completados no último mês de setembro, o presidente do TRE-BA, desembargador Jatahy Júnior, reuniu – nesta quinta-feira (10/10) – secretários e coordenadores de todas as áreas do Tribunal para uma avaliação do trabalho desenvolvido durante o período. O encontro, ocorrido no gabinete da presidência, destacou a realização da última fase do recadastramento biométrico sem ocorrência de filas, aquisição do prédio que servirá como anexo III, implantação do PJe em primeiro grau e utilização de novos sistemas de administração.     

Na avaliação do presidente, a ocasião serviu para estreitar a relação com os gestores, além de planejar os próximos passos da administração. “Fico muito satisfeito em chegar até este sexto mês de gestão com uma equipe tão empenhada no dever de garantir um serviço judicial cada vez melhor ao cidadão. Fico feliz pelos avanços conquistados até aqui e ainda mais motivado para enfrentar os desafios que ainda se apresentam”, disse.

Sobre a realização da última fase do recadastramento biométrico, o secretário de Planejamento, de Estratégia e de Eleições do TRE-BA, Maurício Amaral, apresentou os avanços obtidos com a implantação de novos serviços, como o caminhão da biometria e o agendamento via whatsapp. O presidente Jatahy Júnior lembrou ainda sobre o grande número de eleitores biometrizados em poucos meses. “Iniciamos a convocação dos eleitores dois meses após a posse, em maio, e – graças aos esforços de vocês – já conseguimos recadastrar mais de 1,5 milhão de cidadãos, isso em apenas quatro meses. Por isso, a cada dia tenho mais certeza de que é possível fazermos a revisão biométrica sem filas e sem sacrifícios para o eleitor e para o servidor”, parabenizou.

A atenção dada pelo órgão a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) no primeiro grau, com criação de seção dedicada ao tema, foi destacada pelo secretário especial da Presidência, Victor Mesquita Xavier. Conforme Mesquita, uma iniciativa inédita no âmbito do judiciário eleitoral.  

A aquisição do prédio do TRT5, que abrigará o anexo III do Eleitoral, também ganhou destaque na pauta da reunião. Conforme o secretário de Gestão Administrativa e de Serviços, Moisés Braga, a expectativa é a de que a primeira fase da reforma do edifício seja entregue antes do término da atual gestão. O presidente lembrou ainda que o prédio deverá abrigar uma central de atendimento, o que facilitará o acesso do eleitor aos serviços do TRE-BA. “Com a chegada do metrô, o acesso a nossa central de atendimento e cartórios mudou bastante, fazendo com que o eleitor precise percorrer um longo caminho até chegar ao atendimento. Com o novo prédio, isso mudará”, adiantou. 

O encontro tratou ainda da implantação de novos sistemas de gestão em diversas áreas do Tribunal, o que vem sendo viabilizado com a parceria da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), que tem como gestora Luciana Maria Fonseca. O cumprimento da Meta 1 do CNJ (Julgar mais processos que os distribuídos) foi destaque na apresentação da Secretaria Judiciária (SJU), na ocasião representada pelo coordenador de Processamento, Josênoel Bastos Pinto.

Também participaram do encontro o diretor-geral do TRE-BA, Raimundo de Campos Vieira; o chefe de Gabinete da Presidência, Luiz de Holanda Moura; Tiago Alencar, representante do assessor de Comunicação Social (ASCOM), Felisberto Bulcão; o assessor de Relações Institucionais (ASERI), Silvio Batalha; a assistente de Cerimonial (ASCER), Nívia Barberino; a coordenadora de Auditoria (COAUD), Catiúscia Abreu Oliveira; o assessor de Segurança e Transporte (ASSET), Coronel Wilson Dultra; o secretário da Corregedoria Regional Eleitoral (SCR), Ronaldo da Silva Moura; a coordenadora de Orçamento (COORC), Andréia Martins Machado, em representação a secretária de Orçamento, Finanças e Contabilidade (SOF), Carla Lustosa; e a secretária de Gestão de Pessoas (SGP), Robelza Oliveira Santos Rocha.


Relações Institucionais

A oportunidade serviu ainda para apresentação do novo assessor da Assessoria de Relações Institucionais (Aseri), Silvio Batalha. Conforme o presidente Jatahy Júnior, a introdução da atividade de relações institucionais no Tribunal deverá contribuir para aproximar o Regional baiano de órgãos e instituições que poderão atuar como parceiro da Justiça Eleitoral na Bahia. “Tenho certeza que Silvio vem para agregar ainda mais valor ao nosso trabalho, com grande experiência e dinamismo”, afirmou. Conforme o desembargador, a Aseri também atuará em parceria com a Assistência de Cerimonial (Ascer) e Assessoria de Comunicação Social (Ascom). Os demais gestores deram as boas-vindas ao novo integrante da equipe. 

O coordenador da nova pasta, Silvio Batalha, agradeceu as palavras do presidente e dos colegas. “Sem dúvida, uma honra passar a integrar uma equipe tão competente. A certeza que tenho agora é a de muito trabalho pela frente e da vontade de não decepcionar, honrando a confiança a mim atribuída”, disse. 

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