CINDIPEL encerra atividades com saldo positivo, depois de sucessão de debates

A programação do I Colóquio Internacional, realizado durante todo o dia desta sexta-feira (6/9), contou com renomados palestrantes nacionais e estrangeiros

Colóquio Internacional de Direito Político e Eleitoral (CINDIPEL)

O primeiro Colóquio Internacional de Direito Político e Eleitoral (CINDIPEL) foi encerrado na tarde desta sexta-feira (6/9) com debate sobre Corrupção nas Eleições e Financiamento de Campanhas Eleitorais. O evento, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE-BA), do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), contou com renomados palestrantes nacionais e estrangeiros nas áreas da ciência política e do direito. 

As explanações dos palestrantes internacionais (Espanha, Chile, Lisboa, Alemanha, Polônia) foram acompanhadas de tradução simultânea durante o evento, o que viabilizou também perguntas e intervenções da plateia em geral. 

Ao longo do dia, vários debates e painéis abordaram temas variados, dentre os quais sistemas eleitorais e reforma política, partidos políticos no regime democrático, participação política e crise democrática, mídias sociais, fake news , abuso de poder nas eleições.

Doutores, especialistas, pesquisadores

A programação contou com representantes de dentro e fora do país, a exemplo do Professor Titular da Universidade de Lisboa, Jorge Miranda; Professor de Ciência Política da Universidade de Helmut Schmidt (Alemanha), Florian Grotz; Professor Catedrático de Direito Penal, da Faculdade de Direito da Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha), Rafael Rebollo Vargas, e o Professor de Direito Constitucional, da Universidade Alberto Hurtado em Santiago (Chile), Tomás Pablo Jordán Días. 

Dentre tantos nomes também participaram do evento o Doutor em Ciências Jurídico-Políticas, pela Universidade de Lisboa (Portugal) e Professor de Direito Constitucional da UFBA, Carlos Rátis; o Doutor em Direito (PUC-SP), professor da Faculdade de Direito da UFBA e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFBA, Saulo Casali Bahia; o Doutor em Ciências Sociais, Mestre em Direito Público e Professor da Faculdade de Direito da UFBA e Faculdade Baiana de Direito, o Analista Judiciário do TRE-BA, Jaime Barreiros Neto; a Doutoranda em Direito (Universidade de Coimbra) e Analista Judiciária do TRE-BA, Marta Cristina Santiago; o Professor de Direito Constitucional e Técnico Judiciário do TRE-BA, Cristian Patric Sousa; o Procurador-Regional Eleitoral da Bahia, Doutorando em Direito Constitucional, pela Universidade de Sevilha, Claudio Gusmão; o pesquisador em comunicação e política, Wilson Gomes; o especialista em Direito e Processo Eleitoral, Frederico Franco Alvim, entre outros.

Abertura

A solenidade de abertura do I Colóquio Internacional de Direito Político e Eleitoral (CINDIPEL) aconteceu às 8 horas, sendo presidida pelo desembargador Jatahy Júnior, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Na oportunidade, o magistrado entregou aos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Tarcísio Vieira e Sérgio Banhos, a Medalha do Mérito Eleitoral com Palma. A honraria é concedida pelo Regional baiano àqueles que tenham contribuído destacadamente para o engrandecimento, eficiência e respeitabilidade da Justiça Eleitoral do estado ou do país. 

Últimas notícias postadas

Recentes