Eleições 2020: Combate à desinformação é considerado desafio para procurador regional eleitoral Cláudio Gusmão

Declaração foi dada ao professor e analista do TRE-BA, Jaime Barreiros, durante live transmitida nesta quinta-feira (11/6); programação fez parte do seminário ‘A Mídia e as Eleições’

Live de 11-06-2020 - Cobertura, com participação do Procurador Regional Eleitoral, Dr. Cláudio G...
O procurador regional eleitoral da Bahia, Cláudio Gusmão, considera desafiador combater à desinformação durante o processo eleitoral. A afirmação foi feita durante live transmitida na quinta-feira (11/06), pelo canal oficial do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) no Youtube. O debate fez parte do Seminário ‘A Mídia e as Eleições’ e foi conduzido pelo professor e analista do Regional baiano, Jaime Barreiros. 
A conversa foi iniciada com a indagação do analista Jaime sobre a função do Ministério Público nas eleições e sobre o papel exercido por Cláudio Gusmão dentro deste processo como procurador regional eleitoral da Bahia. Para Gusmão, "a atuação do Ministério Público na área eleitoral é uma das mais relevantes, sobretudo, nos dias atuais". 
De acordo com o procurador, o próprio conceito institucional, previsto na Constituição, atribui ao MP o dever de zelar pela ordem jurídica e pelo regime democrático, desde a fase preparatória – como o alistamento de eleitores, a composição de juntas, mesas receptoras, seções eleitorais, fase de campanha, os atos ilícitos que, eventualmente, ocorram e que possam ensejar responsabilização no campo da propaganda, do abuso de poder político e de autoridade. 
Todo o processo eleitoral tem absoluta relação com esses elementos fundamentais, que são objeto da atribuição do Ministério Público. "Nós atuamos em todo processo eleitoral", reafirmou o procurador.
Cláudio Gusmão grifou que o Ministério Público Federal tem promovido constantes atualizações e debates sobre as novas tecnologias, reconhecendo a importância das redes sociais e aplicativos de troca de mensagens na promoção de candidaturas. Diante desta realidade, ressaltou: “A primeira e a mais importante medida que nós podemos tomar é reconhecermos quando estivermos diante desses fenômenos que influenciam e induzem o eleitor a concluir algo equivocadamente", afirmou. Segundo ele, "checar as fontes ainda é um grande aliado".
Nesse aspecto, ressalvou o procurador, a Justiça Eleitoral ainda não dispõe de todos os mecanismos para combater previamente esse tipo de situação, a exemplo da adoção de medidas para coibir a propagação de notícias falsas. “O judiciário atua após o efeito danoso ter sido consumado. Nós estamos trabalhando com instrumentos tradicionais para lidar com fenômenos complexos”, lamentou Gusmão. 
Papel do Ministério Público Eleitoral
O papel do Ministério Público Eleitoral da Bahia é zelar por um pleito transparente, assegurando ao cidadão votar livremente e que todos os candidatos e partidos políticos tenham igualdade de condições. O MPE tem legitimidade para intervir no processo eleitoral, atuando em todas as fases: inscrição dos eleitores, convenções partidárias, registro de candidaturas, campanhas, propaganda eleitoral, votação, diplomação dos eleitos. 
A intervenção do MP também ocorre em todas as instâncias do Judiciário, em qualquer época (havendo ou não eleição), e pode ser como parte (propondo ações) ou fiscal da lei (oferecendo parecer). 
/HS
ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido