TRE-BA realiza capacitação para professores de escolas participantes do Eleitor do Futuro
Encontro, promovido pela EJE/BA, foi realizado ao longo desta quinta-feira (12/3), na sala de sessões do Tribunal

O TRE baiano, por meio da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA), promoveu, ao longo desta quinta-feira (12/3), capacitação para gestores, coordenadores pedagógicos e professores de escolas do ensino fundamental de Salvador que participarão do “Projeto Eleitor do Futuro – Educação para a Cidadania” neste ano de 2020. O encontro ocorreu na sala de sessões do Tribunal, em dois momentos, um grupo participou pela manhã e outro pela tarde.
Adriana Passos, chefe da Seção de Programas Institucionais da EJE/BA, deu início aos trabalhos com a apresentação do “Plano 2020 do Projeto Eleitor do Futuro”. Conforme programação, as atividades em torno do projeto terão início ainda este mês de março, com previsão de término para novembro. O material de apoio para o desenvolvimento de atividades com os estudantes no âmbito do projeto está disponível no portal da EJE/BA. Com citação de Dom Pedro II, a servidora afirmou que não conhece “missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro”. Para ela, o professor tem um papel fundamental na formação deste público.
O evento teve participação da Supervisora da Gerência de Currículo/Diretoria Pedagógica da Secretaria Municipal da Educação de Salvador, Ana Paula Telles, que falou acerca da importância da parceria firmada com o TRE para a promoção do "Eleitor do Futuro" nas escolas.
Antônio de Faria Neto, chefe do Núcleo de Planejamento e Apoio à gestão da Escola Judiciária Eleitoral de Minas Gerais (EJE/MG), realizou explanação para os professores baianos acerca de "técnicas de apresentação dinâmica". O servidor, que é graduado em Direito (UFMG) e especialista em Temas Filosóficos (UFMG), afirmou que o objetivo de sua apresentação é capacitar os professores de forma que estes tenham possibilidade de levar aos seus alunos metodologias ativas, assim como engajá-los, sobretudo em projetos de cidadania. “Nós acreditamos que só existe um futuro melhor se acreditarmos na mudança do presente”, pontuou.
Projeto Eleitor do Futuro
O projeto busca transmitir noções de democracia, cidadania, voto e política a crianças e adolescentes com o intuito de despertá-los para a importância da participação política e do voto consciente.
Na Bahia, o Projeto “Eleitor do Futuro” foi implantado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), por meio das Resoluções Administrativas nº 06/2002, nº 05/2003 e nº 07/2004, estando, atualmente, vinculado à Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA).