TRE-BA realiza capacitação para professores de escolas participantes do Eleitor do Futuro

Encontro, promovido pela EJE/BA, foi realizado ao longo desta quinta-feira (12/3), na sala de sessões do Tribunal

Encontro, promovido pela EJE/BA, foi realizado ao longo desta quinta-feira (12/3), na sala de se...

O TRE baiano, por meio da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA), promoveu, ao longo desta quinta-feira (12/3), capacitação para gestores, coordenadores pedagógicos e professores de escolas do ensino fundamental de Salvador que participarão do “Projeto Eleitor do Futuro – Educação para a Cidadania” neste ano de 2020. O encontro ocorreu na sala de sessões do Tribunal, em dois momentos, um grupo participou pela manhã e outro pela tarde.

Adriana Passos, chefe da Seção de Programas Institucionais da EJE/BA, deu início aos trabalhos com a apresentação do “Plano 2020 do Projeto Eleitor do Futuro”. Conforme programação, as atividades em torno do projeto terão início ainda este mês de março, com previsão de término para novembro. O material de apoio para o desenvolvimento de atividades com os estudantes no âmbito do projeto está disponível no portal da EJE/BA. Com citação de Dom Pedro II, a servidora afirmou que não conhece “missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro”. Para ela, o professor tem um papel fundamental na formação deste público. 

O evento teve participação da Supervisora da Gerência de Currículo/Diretoria Pedagógica da Secretaria Municipal da Educação de Salvador, Ana Paula Telles, que falou acerca da importância da parceria firmada com o TRE para a promoção do "Eleitor do Futuro" nas escolas. 

Antônio de Faria Neto, chefe do Núcleo de Planejamento e Apoio à gestão da Escola Judiciária Eleitoral de Minas Gerais (EJE/MG), realizou explanação para os professores baianos acerca de "técnicas de apresentação dinâmica". O servidor, que é graduado em Direito (UFMG) e especialista em Temas Filosóficos (UFMG), afirmou que o objetivo de sua apresentação é capacitar os professores de forma que estes tenham possibilidade de levar aos seus alunos metodologias ativas, assim como engajá-los, sobretudo em projetos de cidadania. “Nós acreditamos que só existe um futuro melhor se acreditarmos na mudança do presente”, pontuou. 

Projeto Eleitor do Futuro

O projeto busca transmitir noções de democracia, cidadania, voto e política a crianças e adolescentes com o intuito de despertá-los para a importância da participação política e do voto consciente.

Na Bahia, o Projeto “Eleitor do Futuro” foi implantado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), por meio das Resoluções Administrativas nº 06/2002, nº 05/2003 e nº 07/2004, estando, atualmente, vinculado à Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA).

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido