Corregedor Eleitoral ressalta a classificação do TRE-BA como o de maior produtividade do País, segundo CNJ

O magistrado se despede da Corte na quinta-feira, 22 de maio, em solenidade marcada para as 15h na Sala de Sessões do Regional; o juiz vai receber a Medalha do Mérito Eleitoral

TRE-BA Juiz Josevando Andrade, Corregedor Regional Eleitoral da Bahia

Com solenidade de despedida marcada para a quinta-feira (22/5), na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), o Corregedor Regional Eleitoral da Bahia, Juiz Josevando Souza Andrade, fez um balanço, na sessão desta segunda-feira (19/5), dos seus quatro anos como membro efetivo da Corte.

O magistrado lembrou que o Tribunal baiano amargava em 2010 a antepenúltima posição do país em eficiência e no cumprimento das metas cobradas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em 2014, quatro anos depois, a Corte foi classificada como o de maior índice de produtividade de magistrados e servidores entre os seis TREs considerados de grande porte no Brasil. “Nós criamos metas internas baseadas nas metas do CNJ, formamos grupos, estabelecemos prazos e acompanhamentos quinzenais do cumprimento dessas metas”, ressaltou o magistrado.

A retrospectiva pode ser conferida também em entrevista concedida ao programa TRE-BA Especial, onde o juiz destaca a ação das forças-tarefas para tramitar o grande volume de processos no interior do Estado.

O magistrado falou do trabalho desenvolvido como gestor das metas do Judiciário no TRE-BA, cargo para o qual foi nomeado em 2010 e exercerá até a sua despedida. Josevando ressaltou ainda a colaboração do Diretor-Geral do Tribunal, André Beserra, do atual presidente da Corte, Lourival Trindade, e de antigos gestores que administraram o Tribunal desde que ele tomou posse.

Despedida com medalha

O Juiz Josevando Andrade se despede da Corte recebendo a Medalha de Mérito Eleitoral da Bahia com Palma, em solenidade na Sala de Sessões do Tribunal marcada para as 15h. O magistrado tomou posse pela primeira vez como membro do TRE-BA em 11 de maio de 2010, ocupando o cargo até igual data de 2012. Foi reconduzido ao cargo logo em seguida (após posse em 22 de maio de 2012). Depois de quatro anos contribuindo para o TRE baiano como Corregedor, encerra agora o seu segundo biênio em 22 de maio.

Além de fiscalizar a regularidade dos serviços eleitorais na Bahia, o Corregedor apoiou projetos internos como o TRE Perto de Você e forças-tarefas, idealizados e executados junto à administração do Tribunal. Participou também de campanhas para conscientização da importância do voto e, por diversas vezes, foi o porta-voz da Justiça Eleitoral baiana na mídia.

Currículo

Nascido em Vitória da Conquista, Josevando Andrade é formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil pela Faculdade Bahiana de Direito.

Foi nomeado juiz de direito em 1981, iniciou sua carreira na Comarca de Brejões, sendo posteriormente promovido para São Félix, Santo Antônio, com curta passagem, também, como juiz titular nas comarcas de Itaparica e Mutuípe. Promovido para a Capital, atuou nas varas Cíveis e de Relação de Consumo, da Família, da Fazenda Pública e em Turma Recursal.

Veja entrevista do Corregedor no TRE-BA Especial

 

Leia mais:

29/4/2014 – CNJ aponta TRE-BA como o Regional de maior produtividade de juízes e servidores em 2012

1/6/2012 – Em sessão de entrevista, Corregedor fala sobre temas ligados às eleições 

22/5/2012 – Juiz Josevando Andrade é reeleito Corregedor do TRE-BA

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido