“O sistema proporcional privilegia os partidos políticos”, diz Juiz Federal em entrevista

Magistrado falou sobre temas relacionados à Reforma Política no programa “EJE Em Tempo Real”, da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia, poucos dias após sua aprovação na Câmara Federal, no mês de maio

“O sistema proporcional privilegia os partidos políticos”, diz Juiz Federal em entrevista

Em entrevista concedida ao programa “EJE Em Tempo Real”, da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia, no início do mês de junho deste ano, poucos dias após a aprovação de novas regras relacionadas à reforma política pela Câmara, o Juiz Federal da Seção Judiciária da Bahia e Doutor em Direito Constitucional pela PUC-SP, Dirley da Cunha Júnior, se posicionou contra o sistema proporcional, previsto na Constituição, pois, na visão dele, “é um sistema que privilegia mais os partidos políticos do que os cidadãos”.

Confira aqui a entrevista com o Juiz Federal

A medida de alteração do atual sistema eleitoral foi rejeitada pelos Deputados no final do mês de maio, na primeira semana da reforma política. Segundo o magistrado, não houve reforma alguma, levando em consideração que todas as propostas de alteração dos sistemas eleitorais que foram submetidas à apreciação dos deputados federais não foram aprovadas. “Eu particularmente sou muito simpático, gosto muito do sistema distrital puro. Para mim, é o único compatível com o sistema representativo numa democracia participativa”, pontuou.

Em relação ao financiamento de campanhas eleitorais, Dirley Júnior se disse a favor do financiamento exclusivamente público, observando que as grandes empresas, que também são as grandes financiadoras privadas, preferem financiar candidaturas que envolvem nomes de pessoas da área empresarial ou conhecidas a financiar pessoas desconhecidas ou completamente desvinculadas da área empresarial. “O financiamento público garante uma plena igualdade no processo de campanhas eleitorais”.

EJE Em Tempo Real

O programa, de iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE-BA), teve sua estreia no mês de junho de 2015. O EJE Em Tempo Real terá edições quinzenais publicadas no canal da Justiça Eleitoral baiana no YouTube entrevistando personalidades da área do Direito. As entrevistas são conduzidas pelo professor e Mestre em Direito Eleitoral Jaime Barreiros. 

VG

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido