Cartório Eleitoral de Santo Estêvão amplia capacidade de atendimento
Parceria com a prefeitura municipal viabilizou a inauguração do posto avançado

Após a assinatura de parceria entre a Justiça Eleitoral e a Prefeitura Municipal de Santo Estêvão, foi viabilizado o funcionamento do posto avançado da biometria na cidade, localizado na Av. Luís Viana Filho, Centro (em frente ao SEMAS), com horário de funcionamento compreendido das 8 às 18horas.
O chefe de cartório da 143ª ZE (composta, também, pelas cidades de Ipecaetá e Antônio Cardoso), Paulo Guerra, esclarece que o posto tem capacidade para atender 200 eleitores/dia, mas que essa marca será ampliada para 300 atendimentos, após a instalação de mais dois kits biométricos, que já está sendo providenciada. “As senhas sempre são distribuídas às 8horas da manhã. Atendemos em dois turnos e não há necessidade do cidadão dormir na fila. Todos serão atendidos”, diz Paulo.
O recadastramento biométrico é obrigatório em Santo Estêvão, Antônio Cardoso, Ipecaetá e em mais 49 municípios e deverá ser concluído até o dia 31 de janeiro de 2018, exceto para Muniz Ferreira, Coronel João Sá, Ubatã e Ibirapitanga, cujo prazo final é até o próximo dia 31 de julho. O cidadão que não fizer o procedimento dentro do prazo estabelecido para Justiça Eleitoral terá o título cancelado.
Até o momento, dos 37.035 eleitores de Santo Estêvão, apenas 7.194 (19,42%) já têm a digital cadastrada. Em Antônio Cardoso, dos 10.646 eleitores, somente 1.090 (10,23%) estão biometrizados. Em Ipecaetá, 1.949 (14,44%) dos 13.491 eleitores fizeram o procedimento.
Documentação
No momento do atendimento, o eleitor deverá apresentar original e xérox de: documento oficial com foto (RG, CTPS ou CNH) e um comprovante de residência recente em nome do solicitante ou de parente (com comprovação de parentesco). A Justiça Eleitoral lembra que o comprovante deve ser recente (emitido há, no máximo, três meses).