Biometria: eleitor pode ser atendido no TRE-BA sem necessidade de agendamento
Dos 70 guichês em funcionamento na Central de Atendimento ao Público, no CAB, 53 estão disponíveis para a demanda espontânea

O eleitor que for realizar o recadastramento biométrico poderá comparecer ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), sem necessidade de agendamento. Dos 70 guichês em funcionamento na Central de Atendimento ao Público (CAP) do Eleitoral baiano, 53 estão disponíveis para a demanda espontânea. A central funciona na 1ª Avenida do Centro Administrativo da Bahia (CAB), Nº 150, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
A orientação do TRE baiano, para o eleitor que optar por não realizar o agendamento, é que compareça Central de Atendimento a partir das 16h30, quando as filas já estão menores. A procura pelo serviço de recadastramento biométrico tem sido intensa, mas, apesar das filas registradas no início do dia, a demanda ainda é insuficiente para o cumprimento da meta de biometrizar os quase 2 milhões de eleitores de Salvador até janeiro de 2018.
Atendimento
Apesar de todo esforço da Justiça Eleitoral baiana no sentido de ampliar o atendimento de recadastramento biométrico, o TRE da Bahia pede a compreensão dos eleitores quanto à espera para realização do procedimento. Isso porque, o tempo médio necessário para o atendimento é de 15 minutos. Além de toda a revisão das informações contidas no cadastro eleitoral (nome completo, endereço, telefones e etc.), são coletadas as digitais dos dez dedos das mãos, assinatura e fotografia.
O TRE da Bahia salienta que o recadastramento biométrico tem o objetivo de conferir ainda mais segurança a identificação do eleitor na hora da votação. Além disso, o Eleitoral observa que, desde 2014, o serviço está disponível à população de Salvador.
Além da sede do TRE-BA, eleitores podem realizar o procedimento em outros onze postos de atendimento, localizados em diversas áreas da cidade. Confira abaixo:
- Prefeitura-Bairro Cidade Baixa - Av. Porto dos Mastros, S/N, em frente à Biblioteca Municipal - segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
- Prefeitura-Bairro Subúrbio/Ilhas - Rua Pará, 15, Paripe - segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
- Tribunal Regional do Trabalho; Fórum Juiz Antônio Carlos Araújo de Oliveira - Rua Miguel Calmon, 285, Comércio
- Casa da Justiça e Cidadania - Rua J. J. Seabra, 111, Shopping Baixa dos Sapateiros, 2º Piso - segunda a sexta-feira, das 8h30 às 14h30
- Assembleia Legislativa da Bahia - 1ª Av. do CAB, 130 - segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
- Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz) - 2ª Av. do CAB - segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
- Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) - 5ª Av. do CAB, 560 - segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
- SAC Barra, mediante agendamento no site do SAC - segunda a sexta-feira, das 9h às 15h
- SAC Cajazeiras, mediante agendamento no site do SAC - segunda a sexta-feira, das 8h às 14h
- SAC Comércio, mediante agendamento no site do SAC - segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30
- SAC Periperi, mediante agendamento no site do SAC- segunda a sexta-feira, das 7h às 13h
Até o final deste mês de junho, outros oito postos avançados para atendimento da biometria deverão ser inaugurados nas demais unidades de Prefeituras-Bairro.
JP