TRE-BA realiza manutenção das urnas eletrônicas em Salvador e demais municípios baianos

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) deu início ao primeiro ciclo de manutenção preventiva das urnas eletrônicas - “RUNIN”. O trabalho acontece em Salvador e nos demais 17 polos de urnas espalhados pelo estado. A intenção é prevenir cerca de 80% de possíveis falhas com os componentes das urnas, evitando gastos com manutenção corretiva durante as eleições partidárias. O primeiro ciclo da tática quadrimestral começou em março e seguirá até 20 de junho. Até o final do ano, mais dois ciclos serão realizados.
Durante a manutenção, as máquinas são ligadas às tomadas elétricas para que as baterias sejam carregadas, um software (STE) é acionado com a finalidade de exercitar os componentes eletrônicos da urna e também é feita a limpeza e realizados testes de hardware e software nos equipamentos.
Em Salvador, o trabalho é feito por equipe da Seção de Logística e Voto Informatizado (SEVIN) do Regional e acontece no Centro de Apoio Técnico (CAT) em Pirajá. Nos cartórios eleitorais de Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Irecê, Ilhéus, Ipirá, Jequié, Juazeiro, Ribeira do Pombal, Seabra, Vitória da Conquista, Valença, Cruz das Almas e Jacobina o procedimento deverá ser acompanhado pelos respectivos chefes de cartório.
De acordo com o chefe da SEVIN, Livio de Assis Ara, “o procedimento consiste em ligar as urnas para que sejam testados seus componentes e os equipamentos tenham suas baterias recarregadas. Isso porque, qualquer componente eletrônico que fique sem uso e sem manutenção, está sujeito a apresentar alguma falha”, esclareceu.
HS