Projeto da SCI do TRE-BA é selecionado para apresentação em fórum nacional de auditoria interna
SCI do Tribunal vai participar do IX Fórum Brasileiro da Atividade de Auditoria Interna Governamental apresentando boa prática do TRE-BA
O projeto “Auditoria é mais parceria”, implementado pela Secretaria de Controle Interno e Auditoria (SCI) do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), foi selecionado para apresentação no IX Fórum Brasileiro da Atividade de Auditoria Interna Governamental, evento organizado pelo Conselho de Dirigentes de Órgãos de Controle Interno dos Poderes da União – DICON, que será realizado no Auditório Externo do STJ (Brasília) nos dias 19 e 20 de outubro de 2017.
A iniciativa do TRE-BA integrará a categoria de “Boas Práticas” do evento, que ainda conta com palestras e mesas de debates. A apresentação da SCI do Eleitoral baiano está programada para ocorrer às 17h10 da quinta-feira (19/10), primeiro dia do evento. O tema central do Fórum é “A profissionalização e o fortalecimento da atividade de auditoria interna governamental para o exercício de suas competências constitucionais e legais e para o desenvolvimento da governança e da gestão dos órgãos públicos federais”.
Criado em maio de 2017, o “Auditoria é mais parceria” é uma iniciativa da SCI, sob o patrocínio do Presidente do TRE-BA, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano e tem por objetivo estimular a mudança de cultura organizacional, difundindo a razão de ser do Órgão de Controle Interno, no sentido de atuar em parceira com as demais unidades, propondo melhoria dos processos de trabalho, notadamente daqueles afetos a governança, gerenciamento de riscos e controle.
DICON
A SCI do TRE-BA passou a integrar, desde agosto deste ano, o DICON, associação que reúne os responsáveis das unidades de controle interno da administração direta federal. O convite partiu do secretário de Auditoria Interna do STJ e presidente do DICON, Geovani Ferreira de Oliveira.
A participação da SCI do Eleitoral baiano no Conselho representa uma oportunidade de debater questões relevantes de interesse comum, participar de fóruns técnicos e compartilhar esforços, especialmente na capacitação de equipes.
Apesar de ter surgido em 1992, o DICON ainda não reúne todos os órgãos de controle interno. Visando mudar esse cenário, em reunião plenária realizada em maio deste ano, a associação adotou a decisão de convidar os órgãos ainda não congregados. O objetivo é fortalecer os debates de temas comuns a todas as unidades de auditoria interna/controle interno, a fim de contribuir para a melhoria da gestão dos órgãos representados.