Cláudio Gusmão cumprirá novo biênio na Procuradoria Eleitoral baiana
Procurador regional foi nomeado pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, na segunda-feira (30/9); recondução foi lembrada durante sessão plenária da Corte Eleitoral

O procurador Cláudio Gusmão cumprirá novo biênio a frente da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) na Bahia. Nomeado na segunda-feira (30/9) pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, Gusmão continuará a acompanhar as sessões da Corte Eleitoral baiana até 2021. Durante sessão plenária, juízes do TRE baiano parabenizaram o procurador eleitoral pela recondução.
A recondução do procurador foi lembrada pelo juiz Diego Castro logo no início da sessão, realizada na tarde da segunda-feira (30/9). “Aproveito a linha de felicitações para também parabenizar a recondução do procurador Cláudio Gusmão. Sou suspeito em falar, tive a honra de ser aluno e sei que é uma unanimidade sua competência e simplicidade no atendimento para com os advogados. Desejo que tenha mais um biênio de sucesso junto a esta Corte Eleitoral”, afirmou, sendo acompanhado de forma unânime por seus pares.
Em sua fala, o presidente do TRE-BA, desembargador Jatahy Júnior, destacou a atuação do procurador. “Eu quero me associar à moção proposta pelo Doutor Diego dizendo que sua excelência, além de ser um grande procurador eleitoral, é um mestre para todos nós, que sempre nos traz pareceres e pronunciamentos sempre muito adequados e, por isso, é uma alegria para todos nós tê-lo por mais dois anos por aqui”, disse.
O procurador eleitoral Cláudio Gusmão agradeceu as palavras dos membros da Corte Eleitoral baiana. “Agradeço as congratulações e me coloco a disposição dos membros desta Corte e de todos os advogados que aqui atuam”. Gusmão lembrou ainda sobre a mudança de seu substituto que, para o novo biênio, passará a ser Fernando Tulio da Silva.
Os procuradores regionais eleitorais são responsáveis por dirigir e conduzir os trabalhos do Ministério Público Eleitoral nos estados. Eles atuam perante os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).
Moção de aplausos pela posse do procurador-geral Augusto Aras
A moção proposta pelo juiz Diego Castro sucedeu fala da juíza Patrícia Cerqueira Kertzman Szporer, que propôs moção de congratulações e aplausos pela posse do procurador-geral da República, o baiano Augusto Aras. A proposta também foi acompanhada pelos demais membros da Corte Eleitoral Baiana.
O presidente da Corte, desembargador Jatahy Júnior, discursou sobre a posse do procurador. “A Bahia conhece a competência intelectual do Augusto Aras, seu comprometimento com a profissão, sua habilidade no convívio com os demais operadores do Direito e eu tenho certeza que a Bahia está em festa. Certeza também do sucesso que sua excelência terá a frente da Procuradoria-Geral da República”, considerou.