Exposição mostra diferentes visões da relação bicho-homem no meio urbano
Esculturas exploram semelhanças de comportamento entre homem e animal; mostra fica em exibição no TRE até o final de janeiro

O público do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia poderá conferir, a partir desta segunda-feira (13/1), a exposição Bicho-Homem 3D: experimentações tridimensionais sobre percepções poéticas dos seres urbanos, do artista plástico Maurício Santil, que fica em cartaz no saguão principal do TRE-BA até o dia 31 de janeiro. Várias esculturas exploram diferentes visões e semelhanças entre humanos e animais, resultando em seres híbridos.
“A obra fala da vida normal com uma abordagem diferente, mostrando a aproximação e o distanciamento entre homem e animal, seres do espaço urbano. Um influencia o outro”, explica o autor. A estética, inspirada nos traços dos desenhos animados, possibilita atingir públicos de diferentes idades. Por conta da linguagem lúdica, a chefe da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores (Efas) do Regional, Verônica Silva, decidiu trazer as filhas e convidar os amigos para conferir a exposição.
Os personagens em preto e branco tem uma razão. Segundo Santil, “a ideia é criar um contraste com o ambiente que, normalmente, é colorido”. Para ele há um excesso de informação nos tempos presentes. “O objetivo é quebrar e despertar a atenção das pessoas para as esculturas”. A exposição conta com 12 esculturas de isopor – oito peças de dois metros de altura e um de largura, cobertas com papel, cola e tinta de esmalte sintético, e quatro esculturas de um metro de altura e 50 cm de largura, cobertas com papel, massa corrida, cola e tinta de esmalte sintético.
É a segunda vez que a mostra Bicho-Homem 3D ganha os espaços públicos. Em novembro do ano passado, a exposição esteve no Jardim dos Namorados, em Salvador. De acordo com o artista, o espaço corporativo também é lugar de arte. “É importante ter esse espaço, com a rotina do dia a dia, às vezes não temos tempo de ir às galerias. Levar a obra até essas pessoas acabam quebrando esse circuito, e criando novos hábitos”.
A mostra é uma continuidade de pesquisa que o artista desenvolveu em seu curso de mestrado, em 2015, e agora é fruto da tese de doutorado, realizada dentro do programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, da Escola de Belas Artes, da Universidade Federal da Bahia.
Sobre o artista
Mauricio Santil Santos ou simplesmente Santil é mestre em Artes Visuais na linha de Processos Criativos pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia com a dissertação Bicho-Homem, o desenho como proposição poética na superfície da cidade. Realizou diversas residências artísticas e exposições individuais. Desde 2010 ministra oficinas de mosaico e quadrinhos em escolas, bibliotecas, livrarias, eventos e centros culturais no Brasil e no exterior.
Serviço:
O quê: Exposição Bicho-Homem 3D: experimentações tridimensionais sobre percepções poéticas dos seres urbanos, de Maurício Santil
Quando: 13 a 31 de janeiro de 2020
Onde: Foyer do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (em frente ao auditório)
TF