TRE-BA aprova Manual de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
Conteúdo está disponível para consulta no Portal da Transparência, na área de Governança e Gestão de TIC

A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI) elaborou o Manual de Gestão de TIC, que foi aprovado pelo Comitê de Governança e Tecnologia da Informação e Comunicação (CGovTIC) do TRE-BA. O objetivo do Manual é contribuir para o aprimoramento dos processos de trabalho da área, favorecendo a gestão do conhecimento, a correção de falhas, identificação de melhorias, redução de desperdícios e custos, aumento da produtividade, além de permitir o acompanhamento da execução dos processos de TIC e o desenho de fluxos.
O conteúdo está disponível no Portal da Transparência, na área de Governança e Gestão de TIC e contém a descrição de cada processo – sua definição, glossário, objetivos, o dono e o gerente do processo e suas atribuições, as atividades-chave do processo, como se dará o acompanhamento do desempenho do processo e os fatores críticos de sucesso.
De acordo com o guia de Gerenciamento de Processos de Negócio – BPM CBOK -, a implementação adequada de processos conduz ao progresso da instituição e evita que a gestão seja conduzida por suposição e intuição, o que pode gerar falta de alinhamento, combate a “incêndios”, quebra das cadeias de valor, equipe operacional desconectada do gerenciamento.
“O Manual vem simplificar o acompanhamento da gestão dos processos de TIC, uma vez que compila diversos conteúdos antes distribuídos em normativos distintos, e será revisado anualmente para que seja aperfeiçoado, sempre que necessário”, salienta o secretário da STI, André Cavalcante. Ainda de acordo com o secretário, o próximo passo é mapear o fluxo dos processos ainda pendentes, em alinhamento com as orientações da SEGEPRO/COPEG.
A ação está em consonância com a Resolução do Conselho Nacional de Justiça nº 370, que instituiu a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD) e também com o Planejamento Estratégico Institucional (PEI 2021-2026), no que tange ao objetivo estratégico de “Promover a melhoria contínua da Governança e da Gestão de TIC”.
Texto: Seção de Apoio à Governança e à Gestão de TIC
Pra cego ver: card com tronco de homem, segurando um tablet; com uma das mãos ele segura o aparelho e,com a outra, digita; abaixo, a frase: manual de gestão de TIC, processos de gerenciamento de tecnologia da informação e comunicação; do lado direito inferior aparece a logomarca do TRE-BA.