Mapeamento de Processos fortalece governança e gestão administrativa no TRE-BA

O trabalho foi conduzido pela Seção de Apoio à Gestão de Processos e de Riscos em parceria com outras unidades do Tribunal

Mapeamento de Processos fortalece governança e gestão administrativa no TRE-BA

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) tem consolidado importantes avanços na padronização e melhoria dos seus processos de trabalho, contribuindo para uma gestão mais eficiente, transparente e orientada a resultados. O mapeamento e a manualização de processos vêm sendo fortalecidos nos últimos anos, em alinhamento com o Plano Estratégico Institucional 2021–2026 e com os compromissos de governança, integridade e desempenho institucional.

Nesse contexto, a Seção de Apoio à Gestão de Processos e de Riscos (SEGEPRO), vinculada à COPEG/SPL, vem atuando de forma ativa na condução das iniciativas, tendo coordenado, em 2024, o mapeamento e a elaboração de manuais de cinco processos estratégicos, em parceria com as unidades responsáveis. A iniciativa abrangeu processos relacionados a Controle e Transparência, Gestão de Infraestrutura, Prestação Jurisdicional e Gestão de Pessoas.

Além da padronização dos fluxos, também foram elaborados os respectivos Planos de Tratamento de Riscos (PTRs) e definidos indicadores de desempenho, o que reforça o alinhamento entre processos, atenuação de riscos e entrega de valor público.

De acordo com a SEGEPRO, a iniciativa contribui para consolidar boas práticas organizacionais, promovendo processos mais transparentes, seguros e orientados a resultados.

Processos mapeados em 2024

Gestão de Riscos (SPL): estruturação dos controles internos e mitigação de vulnerabilidades.

Gestão do Programa de Integridade (SPL): maior clareza no fluxo e estímulo ao engajamento no tema.

Gestão Patrimonial de Bens Móveis (SGA): padronização que reforça a responsabilidade no uso dos recursos públicos.

Verificação e Certificação dos Dados da Autuação (SJU): mais precisão e agilidade na autuação dos processos judiciais eletrônicos.

Alteração da Estrutura Administrativa no Sistema de Gestão de RH (SGP): Sistematização que contribui para a governança de pessoas.

Os manuais completos, inclusive dos mais de 40 processos mapeados ao longo dociclo de aprimoramento, estão disponíveis na página “Gestão de Processos” do Portal do TRE-BA.

DS, com informações da SEGEPRO

Pra todos verem: gráfico unindo várias setas e retângulos sendo traçado por uma mão de pele clara que segura uma caneta preta. Ao fundo, silhueta desfocada de pessoas numa reunião profissional.

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