TRE-BA promove capacitação sobre comunicação inclusiva e diversidade no atendimento ao público
Formação é destinada a servidores(as) que atuam no atendimento ao público nas Zonas Eleitorais da capital e do interior

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores (EFAS), promove a capacitação “Comunicação Institucional Inclusiva: raça, etnia, diversidade e gênero no atendimento a grupos minorizados”. A formação é destinada a servidores(as) que atuam no atendimento ao público nas Zonas Eleitorais da capital e do interior. As inscrições estão abertas no site da EFAS.
Conduzido por Sabrina de Paula Braga e Elder Maia Goltzman, o curso tem carga horária total de 20 horas, sendo 12 horas de aulas ao vivo, de 12 a 15 de agosto, das 9h às 12h, e 8 horas de atividades assíncronas de 12 a 30 de novembro de 2025. A capacitação é válida para fins de AQT.
O conteúdo abordará como as instituições podem se comunicar de maneira acolhedora, evitando termos discriminatórios e garantindo a igualdade de acesso à informação e aos serviços. O objetivo é promover o respeito e a inclusão, refletindo a diversidade da sociedade.
O programa também contemplará: conceitos de comunicação não discriminatória e a importância de respeitar diferenças de gênero, raça e etnia; adequação de ambientes e processos para garantir segurança e acolhimento a todas as pessoas; prática sobre o correto preenchimento dos campos de gênero, raça e etnia no sistema ELO, evitando tratamentos discriminatórios inconsistentes.
Pra todos verem: Cartaz anuncia curso EAD “Comunicação Institucional Inclusiva”, de 12 a 15 de agosto de 2025, das 9h às 12h, voltado para atendimento a grupos minorizados. À direita, imagem de figuras humanas coloridas em círculo sobre um notebook.