Ouvidoria do TRE-BA participa do V Encontro do Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres, em Belo Horizonte
Representaram o TRE-BA, a juíza Ouvidora da Mulher, Márcia Gottschald, e a chefe da Ouvidoria, Anna Carolina Alencar

A Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (OUV/TRE-BA) marcou presença no V Encontro do Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres (COJUM), realizado de 28 a 30 de abril, em Belo Horizonte (MG). Representaram o TRE-BA, a juíza Ouvidora da Mulher, Márcia Gottschald, e a chefe da Ouvidoria, Anna Carolina Alencar.
Para Gottschald, a experiência foi enriquecedora: “participar desse encontro reforça o papel essencial das Ouvidorias da Mulher como espaço institucional de escuta, acolhimento e transformação. O fortalecimento da rede nacional é um passo decisivo para o enfrentamento da violência política de gênero e institucional que ainda persiste nas estruturas do Judiciário”, afirmou.
Já Anna Carolina Alencar, pós-graduada em Ouvidoria Pública, destacou a importância das oficinas práticas e trocas de experiências: “Como especialista na área, vejo que fortalecer as Ouvidorias da Mulher no Judiciário é essencial para consolidar um ambiente institucional mais seguro, inclusivo e comprometido com os direitos fundamentais de todas as mulheres.”
Temas debatidos
A programação contou com painéis sobre violência institucional e o papel das ouvidorias, além de inovações tecnológicas nas Ouvidorias Judiciais. Oficinas temáticas abordaram comunicação não violenta, atendimento humanizado, acolhimento e prevenção de violências. Também se discutiu o papel das ouvidorias como instrumentos de inclusão, equidade e diversidade.
Ao final, foi aprovada a Carta de Belo Horizonte, documento que reúne diretrizes para o fortalecimento e atuação das Ouvidorias Judiciais da Mulher nos tribunais de todo o país.
O evento foi promovido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e pela Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e da Equidade de Gênero, Raça, Diversidade, Condição Física ou Similar (COMSIV), em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT3), em Belo Horizonte (MG).
Pra todos verem: Fotografia mostra participantes do Encontro no auditório do TJMG. O grupo, majoritariamente feminino, é formado por representantes de diferentes tribunais do país, reunidos(as) em frente a um telão com o nome e a data do evento.