Representantes do TRE-BA debatem planejamento de eleições durante evento realizado pelo TSE, em Brasília
Evento reuniu representantes dos TREs que atuam com planejamento para discutir metodologias e trocar experiências sobre o processo eleitoral

Três servidoras do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) participaram do Encontro de Metodologias de Planejamento Integrado das Eleições, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entre os dias 1º a 3 de abril, em Brasília. O evento reuniu representantes de todos os Tribunais Regionais Eleitorais do país que atuam na área de planejamento eleitoral.
Durante os três dias de atividade, a secretária-geral da Presidência, Maria do Socorro Carvalho; a secretária de Planejamento de Estratégia, Inovação e de Eleições, Luciana Bichara; e a chefe da Seção de Planejamento de Eleições, Rita Cruz, debateram técnicas de planejamento para serem implementadas nas Eleições 2026.
A iniciativa pioneira surgiu do diálogo institucional entre o TSE e os TREs, que, durante o processo de avaliação as Eleições Municipais 2024, destacaram a necessidade de diretrizes gerais integradas e consistentes para o planejamento, a gestão e a avaliação das eleições, capazes de responder aos desafios complexos presentes e futuros da Justiça Eleitoral.
Boas práticas
No primeiro dia do evento, representantes de alguns TREs compartilharam suas experiências de modelo de gestão, envolvendo planejamento, monitoramento, avaliação e gestão de riscos. Ao final de cada apresentação, houve um momento coletivo de reflexão e debate sobre as práticas utilizadas.
O segundo dia foi dedicado a oficinas temáticas, organizadas em cinco grupos com representantes de tribunais distintos, sobre planejamento baseado em processos, planejamento baseado em projetos, monitoramento, avaliação e gestão de riscos. Nas oficinas, cada grupo identificou desafios relacionados à temática, com foco nas eleições, e propostas de soluções.
Já na quinta-feira (3), último dia do encontro, foram apresentadas as conclusões construídas ao longo dos trabalhos em grupo e debatidas com todos os participantes, enriquecendo as construções colaborativas de soluções e contribuindo para o aprimoramento das metodologias e propostas que serão analisadas pelo TSE.
Planejamento integrado
Como resultados e encaminhamentos, a sugestão é que o TSE apresente uma proposta de planejamento integrado com a participação dos TREs, contemplando os principais marcos e potenciais riscos do processo eleitoral. A iniciativa deve subsidiar a elaboração de diretrizes para os próximos pleitos.
Pra todos verem: homens e mulheres posam para fotografia com roupas em tons variados.