TRE-BA promove palestra com Bárbara Carine em referência ao Dia da Consciência Negra
Atividade integra as ações do Tribunal voltadas à promoção da equidade racial e contará com transmissão ao vivo para servidores(as)

Para marcar o Dia da Consciência Negra, instituído para 20 de novembro, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) promoverá, na quarta-feira, 19, às 10h, uma palestra com a professora, filósofa e influenciadora, Bárbara Carine. A atividade será realizada na Sala de Sessões do Regional baiano.
A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), em parceria com a Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento (COEDE) e com a Seção de Desenvolvimento Organizacional (SEDES), integra a programação institucional dedicada à valorização da diversidade, ao enfrentamento ao racismo e ao fortalecimento de práticas inclusivas no ambiente de trabalho.
O evento convida ainda para reflexão sobre o legado histórico da população negra no Brasil e sobre a importância da construção de uma sociedade mais justa, plural e sem preconceito. Durante a palestra, Bárbara Carine abordará temas como educação antirracista, representatividade negra nos espaços de poder e estratégias para o combate às desigualdades raciais.
Em entrevista à Assessoria de Comunicação Social, a professora disse que é de fundamental importância que órgãos, como o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, promovam ações integradas no combate ao racismo estrutural (pensando em toda a sociedade) e institucional (levando em consideração as suas instâncias internas).
“Para tal, faz-se necessário promover ações afirmativas que visem a construção de justiça social por meio da equidade racial. Tais como: a criação de programas de diversidade e inclusão, implementação de cotas raciais, a realização de diagnósticos étnico-raciais para entender a composição interna a partir do quesito raça-cor, investir em formação permanente sobre o tema e garantir a participação da população negra nos cargos de tomadas de decisão”, destacou.
Palestrante
Bárbara Carine é química e filósofa, ambas formações feitas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui mestrado e doutorado em Ensino de Química (UFBA/UEFS) e pós-doutorado na Cátedra de Educação Básica do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA/USP). É professora adjunta do Instituto de Química da UFBA e cofundadora da Escola Maria Felipa, primeira escola afro-brasileira do país, com unidades em Salvador e no Rio de Janeiro.
Autora do best-seller “Como ser um educador antirracista”, vencedor do Prêmio Jabuti 2024 na categoria Educação, a profissional é reconhecida pela atuação na defesa de uma educação transformadora. Nas redes sociais, por meio do perfil @uma_intelectual_diferentona, compartilha reflexões sobre ciência, filosofia, negritude e práticas pedagógicas inovadoras.
Pra todos verem: Card com fundo em tons de amarelo e cinza. À esquerda, está escrito “Dia da Consciência Negra” e “Palestra com Bárbara Carine” em letras pretas. À direita, há a foto de uma mulher negra sorridente, com cabelos longos de dreads, vestindo roupa preta.

