Dia da Democracia: TRE-BA rememora consolidação da votação eletrônica no Brasil
As urnas eletrônicas foram implementadas em 1996 e se tornaram símbolo de confiabilidade, segurança e garantia da representação no processo eleitoral

Em referência ao Dia da Democracia, celebrado no dia 25 de outubro, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) rememora o papel da informatização implementada nas eleições brasileiras, especialmente com o uso da urna eletrônica, que passou a ser não somente um símbolo de eficiência, mas também de fortalecimento da confiabilidade, segurança e garantia da representação no processo eleitoral. A data é celebrada em alusão ao Jornalista Vladimir Herzog, figura importante na luta pela democracia e liberdade de imprensa.
Marco histórico
O ano era 1995 e acontecia um marco na história da votação no Brasil. Pela primeira vez, um pleito municipal informatizado por computador ocorreu na América Latina, em Xaxim, Santa Catarina. No ano seguinte, em 1996, outro momento histórico: aproximadamente 32% do eleitorado brasileiro participou da primeira eleição municipal usando a urna eletrônica, abrangendo ao todo 57 cidades. A implementação se concretizou totalmente em 2000, quando 100% do eleitorado do país utilizou os dispositivos de votação, também em eleições municipais.
A modernização do voto superou um período de ineficiência envolvida na votação manual. A inovação ocorreu junto ao contexto da redemocratização no Brasil após um longo período sem eleições diretas, interrompidas pelo regime militar. Desde então, as urnas eletrônicas são instrumentos diretos da garantia de escolha dos representantes do povo brasileiro.
A Bahia na 1ª eleição com urnas eletrônicas
O pleito municipal de 1996 também foi novidade na Bahia. Os municípios de Salvador e Feira de Santana foram os primeiros do estado a realizar eleições com a utilização das urnas eletrônicas. À época, a capital baiana registrava 1.219.116 eleitores(as) aptos(as) a votar e a princesinha do sertão tinha o total de 240.112 pessoas votantes.
Próximas eleições
Desde o modelo UE96, a urna eletrônica passou por diversas melhorias e atualizações focadas em segurança, acessibilidade e transparência, somando 14 versões desenvolvidas nesses 29 anos de existência do equipamento. As próximas eleições gerais vão acontecer no dia 4 de outubro de 2026, com a utilização das versões 2013, 2015, 2020 e 2022.
O equipamento de votação é composto por um Terminal do Eleitor (TE) e um Terminal do mesário (TM). No TE, existe uma tela onde aparece as informações dos(as) candidatos(as) e teclado numérico para votação, além das teclas de confirmação (verde), correção (laranja) e do voto em branco. O TM é o dispositivo de identificação do eleitor(a) por meio do leitor biométrico.
No momento, o Brasil registra 154.976.586 pessoas aptas a votar no próximo pleito. Na Bahia, esse número é de 11.071.259 eleitoras e eleitores. Estarão em disputa os cargos de deputado federal, deputado estadual (ou distrital, no caso do DF), dois senadores, governador e presidente da República.
Saiba mais em: Centro de Memória Virtual
Pra todos verem: imagem de uma urna eletrônica escrito “FIM”, na tela e do leitor biométrico.

