Juntas por Elas: campanha do TRE-BA entrega 312 caixas com donativos à Casa da Mulher Brasileira

Roupa de cama e banho, vestuário, itens de higiene pessoal e brinquedos estão na lista dos produtos doados para as mulheres em situação de vulnerabilidade social

Juntas por Elas: campanha do TRE-BA entrega 312 caixas com donativos à Casa da Mulher Brasileira

Em evento realizado na última quarta-feira (22), representantes do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) compareceram à Casa da Mulher Brasileira, em Salvador, para a entrega de 312 caixas com donativos arrecadados na campanha de solidariedade Juntas por Elas, iniciativa promovida pela Ouvidoria da Mulher do Regional baiano.

Roupa de cama e banho, vestuário, itens de higiene pessoal e brinquedos estão na lista dos produtos doados para as mulheres em situação de vulnerabilidade social e vítimas de violência (doméstica, na maioria dos casos), acolhidas no centro de apoio.

Ao auxiliar na promoção da conscientização, da dignidade e do fortalecimento da cidadania feminina, o TRE-BA zela pela democracia e reafirma o compromisso com uma sociedade mais justa. O presidente do Tribunal, desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, ressaltou que tão importante quanto as políticas públicas são as ações solidárias desenvolvidas por instituições que se preocupam com a integridade e a segurança das mulheres.

“Compartilho meu contentamento pela realização da Campanha ‘Juntas por Elas’, uma ação que expressa, na prática, o poder transformador da união de esforços por um objetivo social comum”, salientou o presidente, reforçando que a responsabilidade social do TRE-BA vai além do planejamento das eleições.

Confira as fotos do evento

Participação social e empatia

A atividade, alinhada às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e com a política judiciária de enfrentamento à violência de gênero, contou com a empatia de servidores(as) da capital e do interior do estado, magistrados(as) e do público externo.

A juíza da Ouvidoria da Mulher do TRE-BA, Márcia Gottschald, comentou sobre o desenrolar do projeto, pontuando que ocupar o posto é uma tarefa que exige, além de dedicação, um olhar macro sobre as questões sociais. “Esta campanha demonstra que a Ouvidoria não é só um órgão voltado à denúncia, queixa, reclamação, mas também capaz de mobilizar pessoas, de gerar movimentos sociais relevantes”, afirmou. 

Gottschald disse ainda que foram dias de muito trabalho, contudo de muita cooperação. “Um debate, uma reflexão, sobre a violência doméstica também traz em si a indagação ‘o que podemos fazer por essas pessoas?’ Cada item nessas caixas de doações representa um gesto eficaz de generosidade”, explicou.

A coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Lorena Amorim, ficou emocionada com a iniciativa promovida pelo Eleitoral baiano e agradeceu ao Órgão e aos envolvidos(as) no processo. “Percebemos no quantitativo de doações e no cuidado nas embalagens o empenho das equipes do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia nessa campanha, e agradecemos. Nossa luta é diária para manter essa rede de proteção às mulheres e é muito importante estarmos de mãos dadas, formarmos parcerias, para combater a violência contra a mulher na sociedade”, declarou. 

Aplausos finais

Celebrando a ocasião e encerrando o evento, o Coral do TRE-BA fez um breve recital para o público. Três canções da MPB foram executadas pelo grupo musical, com arranjos do maestro Gilmar Mendonça: “Suite do pescador” (Dorival Caymmi); “Anunciação” (Alceu Valença) e “Maria, Maria” (Milton Nascimento).

Também prestigiaram a cerimônia o desembargador eleitoral e ouvidor regional do TRE-BA, Pedro Rogério Castro Godinho; a juíza da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, desembargadora Nágila Sales Brito; a juíza da 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Ana Claudia de Jesus Souza; a ouvidora-geral da Defensoria Pública da Bahia, Tamikuã Pataxó, e a coordenadora municipal da Casa da Mulher Brasileira, Lorena Amorim Bernardino. 

Ação solidária

A campanha “Juntas por Elas” reafirma o compromisso da Ouvidoria da Mulher com o acolhimento e a transformação social. A implementação reforça, no TRE-BA, a tradição institucional pautada no cuidado, na solidariedade e no fortalecimento da política judiciária de gênero e amplia a confiança social na Justiça Eleitoral. 

Atendimento integral humanizado

A Casa da Mulher Brasileira é um centro de acolhimento e cuidado destinado às mulheres vítimas de violência (muitas vezes acompanhadas de filhos(as) crianças ou adolescentes), com foco no atendimento multidisciplinar e humanizado às mulheres. A instituição oferece atendimento 24 horas durante todos os dias da semana.

No mesmo espaço é disponibilizado atendimento em Delegacia Especializada, Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Justiça (Juizados e Varas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher). Dispõe, ainda, de amparo psicossocial, consultas médicas, alojamento temporário, cuidado infantil (com  brinquedoteca), orientação para a autonomia econômica feminina. O principal objetivo da instituição é facilitar o acesso aos serviços especializados a fim de garantir condições de enfrentamento à violência para mulheres em situação vulnerável. 

Pra todos verem: Autoridades, entre homens e mulheres em trajes formais, estão em pé e sorrindo. Alguns deles e delas seguram pacotes com donativos. Na parede atrás estão dispostas inúmeras caixas empilhadas com os donativos arrecadados pela campanha social.

ícone mapa

Endereço do tribunal:
1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil
CNPJ: 05.967.350/0001-45

Ícone Protocolo Administrativo

Meios de contato:
- Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094

- Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7073 / 3373-7074 | E-mail: protocolo@tre-ba.jus.br

- Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7295/7236/7256 | unidade responsável: zona006@tre-ba.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento:
- Protocolo e demais unidades da Secretaria e os Cartórios da Capital - Segunda a sexta-feira - 8h às 13h

- Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios - Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido