TRE-BA avalia resultados estratégicos do segundo trimestre de 2025
Dados foram apresentados durante 3ª Reunião de Análise da Estratégia do ano

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) promoveu, no dia 29 de setembro, a 3ª Reunião de Análise da Estratégia (RAE) de 2025. O encontro, realizado na Sala de Sessões do Tribunal, teve como finalidade apresentar os resultados estratégicos alcançados pelo Regional no 2º trimestre de 2025 e deliberar sobre algumas propostas.
Dos 11 objetivos estratégicos do TRE-BA, sete foram efetivamente medidos no 2º trimestre e seis foram alcançados. São eles: Prestar serviço de qualidade ao público; Fomentar a educação para a cidadania; Aumentar a agilidade e a produtividade na prestação jurisdicional; Combater a corrupção, a improbidade administrativa e os ilícitos eleitorais; Promover a sustentabilidade ambiental; e Aprimorar a Gestão de Pessoas. Apenas o objetivo Melhorar a Comunicação Administrativa não foi alcançado no trimestre avaliado.
De acordo com o servidor Ronaldo Leite, chefe da Seção de Planejamento e Monitoramento da Estratégia, a RAE é mais do que um encontro para exibição e análise de resultados. “É uma oportunidade de reconhecermos nossos desafios, celebrarmos as nossas conquistas e, principalmente, reforçarmos o nosso compromisso com a Estratégia do Tribunal”, pontuou.
Membros do Conselho de Governança, gestores(as) e convidados(as) participaram do encontro, que pôde ser acompanhado de forma remota.
Indicadores
Em relação aos 46 indicadores estratégicos, 22 foram mensurados. Dentre estes, 18 (39,13%) alcançaram as respectivas metas e apenas quatro (8,70%) apresentaram desempenho insatisfatório: i13 - Taxa de julgamento de processos antigos no 1º Grau (Meta Nacional Nº 2 do Poder Judiciário/CNJ); i17 - Taxa de julgamento dos processos que possam importar na perda de mandato eletivo ou inelegibilidade - 1º Grau (Meta Nacional Nº 4 do Poder Judiciário/CNJ); i20 - Taxa de julgamento das prestações de contas anuais de partidos políticos - 1º Grau; e i28 - Índice de qualidade da comunicação administrativa.
Quanto aos 11 programas e projetos estratégicos em execução no período, cinco (45,5%) estavam com andamento normal e os outros 6 (54,5%) com atrasos não críticos.
Deliberações
Na reunião, foram aprovados ajustes nos indicadores i1 - Índice de confiança no TRE-BA e i43 - Taxa de execução do Plano de Ação para disseminação de Gestão de Riscos e de Processos, bem como o cancelamento do projeto p11 - Implantação do Plano Diretor de Demandas e Ações (PDDA)- – vinculado ao PROQUALI.
Para consultar a apresentação e a situação detalhada dos objetivos, indicadores e iniciativas estratégicas, clique AQUI.
A próxima RAE acontecerá em dezembro de 2025, quando serão apresentados os resultados do 3º trimestre de 2025.
Sobre a RAE
A Reunião de Análise da Estratégia é um compromisso quadrimestral do Conselho de Governança do TRE-BA, conforme determina a Resolução Administrativa nº 18/2021.

