Equipe do TRE-BA discute formulação do Planejamento Estratégico Institucional 2027–2032 durante reunião
Reunião ocorreu na última quinta-feira (5/2), e discutiu os marcos do processo de elaboração, o cronograma de execução das etapas de construção do Planejamento, entre outros assuntos

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizou, na tarde da última quinta-feira (5/2), na sala de reuniões da Diretoria-Geral, um encontro destinado à discussão para elaboração do Planejamento Estratégico Institucional (PEI) referente ao período 2027–2032. O encontro foi conduzido pela Secretaria de Planejamento de Estratégia, Inovação e de Eleições (SPL) e contou com a participação da equipe de consultoria responsável por apoiar tecnicamente a construção do novo ciclo estratégico do Tribunal.
A formulação do novo planejamento ocorre em razão do encerramento do Planejamento Estratégico vigente (2021 - 2026) tornando necessária a revisão das diretrizes institucionais e a elaboração de uma nova estratégia para o período 2027 a 2032. Assim como o atual Planejamento, instituído pela Resolução Administrativa nº 18/2021, o novo PEI será responsável por estabelecer missão, visão, valores, atributos institucionais, objetivos estratégicos, indicadores de desempenho, metas e iniciativas estratégicas que orientarão as ações do Tribunal nos próximos seis anos.
Durante a reunião, foram debatidos os principais marcos do processo de elaboração e o cronograma de execução das etapas de construção, que contempla: levantamento das expectativas e necessidades das partes interessadas; realização de oficina para a análise de cenários externo e interno, bem como definição dos direcionadores estratégicos; oficina para aprovação da Cadeia de Valor e definição dos objetivos estratégicos; definição dos resultados-chave para as unidades piloto que utilizarão a metodologia adaptada dos OKRs (Objectives and Key Results - Objetivos e Resultados-Chave); oficina para definição de iniciativas, indicadores e metas estratégicas até a documentação final do planejamento estratégico que se consolida no Plano Estratégico Institucional.
O Planejamento Estratégico Institucional possui caráter diretivo e, por isso, orienta a elaboração dos demais instrumentos de gestão do TRE-BA, como os planos de gestão, planos estratégicos setoriais, planos tático-operacionais e a proposta orçamentária.
O novo Planejamento será construído de forma colaborativa, envolvendo diversas unidades do Tribunal, com etapas de diagnóstico, definição de objetivos e indicadores, e acompanhamento contínuo dos resultados. A execução de todo o cronograma, com a aprovação e publicação do PEI, deverá estar concluída até a primeira quinzena de agosto.
Servidores presentes
Participaram do encontro Tatiana Almeida (Seção de Estatística - SESTAT), Maria das Graças Almeida (Seção de Apoio a Gestão de Processos e de Riscos - SEGEPRO); Kércia Sodré (Seção de Apoio à Governança e à Gestão de Projetos - SEGOVE); Ângela Gonzaga (Coordenadoria de Planejamento de Gestão Estratégica - COPEG); Luciana Bichara (SPL) e Maurício Amaral (Seção de Planejamento e Monitoramento da Estratégia - SEPLANE).
Mais informações podem ser conferidas na página de Planejamento Estratégico do TRE-BA:https://www.tre-ba.jus.br/institucional/planejamento-estrategico.
Pra todos verem: Fotografia mostra oito pessoas ao redor de uma mesa.

