“Segurança e Credibilidade do Sistema Eletrônico de Votação e Visão Geral do Processo Eleitoral”: curso promovido pela EJE-BA poderá ser acessado até (30/11)

Instrutoria é da professora Juliana de Freitas Dornelas, servidora da Justiça Eleitoral, lotada na Escola Judiciária de Minas Gerais

A Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (EJE/BA) está promovendo desde 9 de ...

A Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (EJE/BA) está promovendo desde 9 de setembro até o dia 30 de novembro, o curso de “Segurança e Credibilidade do Sistema Eletrônico de Votação e Visão Geral do Processo Eleitoral”, com a instrutoria da professora Juliana de Freitas Dornelas, servidora da Justiça Eleitoral, lotada na Escola Judiciária de Minas Gerais.

Com carga horária de 1h30, o curso é gratuito e pode ser acessado pelos servidores da Justiça Eleitoral, magistrados e demais interessados. Para se inscrever e ter acesso às nove videoaulas, deve acessar o Portal da EJE-BA, http://eje.tre-ba.jus.br; se for servidor do TRE-BA deverá logar-se com o número do título de eleitor e senha (não precisa se cadastrar); já qualquer outro público: magistrados, servidores de outros TREs, cidadãos devem fazer o cadastro com o número do CPF (se já não tiver feito anteriormente) e criar uma senha. Após, clica na aba cursos e eventos e depois EAD. Clica no nome do curso desejado e, depois, em INSCREVA-ME.

De acordo com a EJE/BA, o objetivo específico do curso é apresentar uma visão geral dos procedimentos administrativos da Justiça Eleitoral no planejamento e execução das eleições, além de responder as principais dúvidas sobre o processo eletrônico de votação; o que está sendo alcançado, segundo depoimentos de participantes que registraram suas opiniões no fórum.

Segundo Rosilene Silva Souza, “ficou demonstrado como o trabalho é executado em cada fase do processo eleitoral. Considero também que esse curso é muito válido para os novos servidores que nunca tiveram a experiência de realizar uma eleição, é um excelente treinamento”.

Para Tiara da Costa Lomanto Moura, “as videoaulas trouxeram uma visão do tema diferente, mostrou mais credibilidade e coerência.”

Rosimeire Santos Ferreira declarou que “não imaginava antes desse curso, que teria tantos procedimentos, até chegar as eleições, e vale ressaltar que esse sistema eletrônico de votação envolve vários profissionais atrás da máquina, para ocorrer tudo certo, e que esse tipo de curso (gratuito principalmente), facilita a tirar qualquer dúvida, tanto de novo e velhos servidores como da população em geral”.

Já Dheyson Sousa Dutra participou do fórum dizendo que “o curso permitiu o melhor entendimento de todo o processo de segurança de votação”.

Ana Maria de Oliveira Rosa Barbosa expôs que “o curso foi muito proveitoso pois, com exemplos práticos, conseguiu comprovar o que a literatura e as pesquisas demonstram sobre a credibilidade e a segurança do processo eletrônico de votação no Brasil.

Conteúdo programático

1 - Logística do Processo Eleitoral: Fechamento de Cadastro; Filiação Partidária; Pedidos de registro de candidaturas; A geração de mídia e carga de urnas; Logística de Distribuição de Urnas e pessoal; Transporte de Eleitores; A logística das prestações de contas e diplomação.

2 - A segurança do processo eletrônico de votação: A urna eletrônica e as dúvidas frequentes; O processo de carga e Lacração de Urnas: etapas de auditoria.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido