EJE-BA e EJE-PR promovem roda de conversa para tratar de juventude e participação política

O evento é um resultante de parceria entre as Escolas Judiciárias Eleitorais dos estados da Bahia e do Paraná

tre-ba arte de conversa eje

Com o propósito de debater a perspectiva da participação política juvenil, reunindo jovens que se interessam pela vida pública e exercem formas de lideranças no meio social, acontece nessa quarta (dia 4/8), às 10h, a roda de conversa ‘Voz e Vez da Juventude: Participação Política e Democracia’. O evento é fruto da parceria entre as Escolas Judiciárias Eleitorais da Bahia (EJE-BA) e do Paraná (EJE-PR), e terá como mediadora a Diretora-Executiva da EJE-PR e membro da Corte do Regional, juíza Flavia da Costa Vianna. A live acontece pela plataforma Zoom, com transmissão ao vivo pelo Youtube, no canal do TRE-PR.

 

O encontro faz parte do projeto ‘Parlamento Jovem’ da EJE-PR que objetiva mobilizar os jovens para a participação política, não só como candidatos, mas por meio de posturas e condutas refletidas na participação na sociedade de forma geral. Integra também as atividades do projeto ‘#PartiuMudar - Educação para a Cidadania Democrática no Ensino Médio’, desenvolvido pela EJE do TRE-BA, com o apoio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, no intuito de ampliar a discussão, não apenas sobre o jovem eleitor, mas sobre democracia, participação política, direito das minorias, entre outros temas relevantes.

 

Os participantes

 

Leonardo Flores é de Iporã, interior do Paraná, participou do projeto ‘Parlamento Jovem’ em 2017, e, em 2020, aos 18 anos, foi eleito vereador. Tornou-se o quarto mais votado em seu município, e o vereador mais jovem do Brasil. Completou 18 anos no dia anterior ao encerramento do prazo para seu registro de candidatura.

 

Jeane Islena é filha de agricultores, moradora da área rural do município de Araucária, no Paraná, onde nasceu. Sempre estudou em escola pública e, em 2017, foi eleita vereadora mirim do projeto ‘Parlamento Jovem’. Em 2020 foi candidata e obteve expressiva votação, posicionando-se como suplente de vereador. Sempre envolvida em movimento sociais, coordena diversos projetos, é membro do ‘Instituto Política para Mulheres’ e presidente do ‘Movimento Juventude Araucariense’.

 

Ruan Pedrosoé natural de Feira de Santana-BA, tem 17 anos de idade. Em 2020, se inscreveu no programa ‘Parlamento Jovem Brasileiro’, promovido pela Câmara dos Deputados, com projeto de lei voltado para pessoas com deficiência auditiva na sociedade. Atualmente cursa o 3° ano do ensino médio, estuda coordenação pedagógica e mediação escolar, e foi eleito líder do ‘Núcleo Territorial de Educação (Portal do Sertão)’.

 

Iana Sara Souza Santos é de Wenceslau Guimarães-BA, tem 17 anos, cursa o 2º ano de administração, no curso técnico CETEP de Gandu. Exerce liderança e militância em movimentos sociais, direcionados ao protagonismo jovem. É integrante da ‘Associação Juventude WG’, da cidade de Wenceslau Guimarães e foi eleita líder do ‘Núcleo Territorial de Educação (Baixo Sul)’.

 

A dinâmica

 

Durante a roda de conversa cada participante terá 10 minutos para falar, discorrendo sobre o que fez optar pela participação política em sua localidade, tendo como norteador dos discursos dois aspectos:

- Uma vez que a política está presente no dia a dia das pessoas, como a participação política na sociedade pode modificar o destino de uma cidade, de um estado, do país?

- De que forma os jovens podem contribuir para o fortalecimento do regime democrático no Brasil?

Após os pronunciamentos, será aberto espaço para o debate, troca de experiências. O evento tem previsão de 1h30 de duração.

 

 

Matéria: Dulce Sampaio

Pra cego ver: Imagem de divulgação do evento com foto dos participantes, em fundo verde e amarelo, com as marcas dos realizadores

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido