Muquém do São Francisco: atividade "Podcast Voz e Vez da Juventude" premia instituição de ensino
Colégio Estadual Suzana de Araújo Bonfim foi reconhecido por ativa participação dos alunos na atividade produzida por meio de podcasts pela Escola Judiciária do TRE-BA

O Colégio Estadual Suzana de Araújo Bonfim, em Muquém do São Francisco, na microrregião de Barra e mesorregião do Vale São-Franciscano, foi o contemplado pela atividade "Podcast Voz e Vez da Juventude”, no âmbito do Projeto #PartiuMudar promovido pela Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA). A premiação reconhece a participação dos estudantes da instituição nos episódios de perguntas e respostas do podcast, divulgado por meio de plataformas de streaming, como Spotify.
O programa de rádio na web foi proposto como parte do projeto #PartiuMudar. O objetivo é difundir conhecimentos e reflexões, estimulando os jovens ao exercício da cidadania e à participação política.
Na avaliação da gestora escolar Yara Bonfim, o projeto deu aos estudantes um estímulo para abordar temas de relevância em nome da democracia. “Eles realmente tiveram voz e vez, expressando o que pensam a respeito do perfil político de nossos representantes. Diante disso, vemos a grandiosidade da democracia e a relevância desta, proporcionada pela Escola Judiciária do TRE-BA. Que iniciativas como essa se fortaleçam e se façam presentes em todo o nosso território”.
Para a estudante Ludmila dos Santos, de 17 anos, o projeto a fez refletir sobre assuntos que considera essenciais, como a participação política de mulheres e a influência da internet na sociedade. "Pudemos pensar sobre a situação atual do nosso país e sabemos que não temos uma sociedade justa ainda. Foi uma oportunidade de compartilhar conhecimentos e contribuir para uma sociedade mais justa".
Já a estudante Aline Neves, também de 17 anos, conta que aprendeu novos assuntos para realizar o podcast. "A gente observou o que vivemos e refletimos sobre o avanço da nossa sociedade e, com isso, adquirimos muitos aprendizados, principalmente sobre como influenciar os jovens a prestarem mais atenção aos estudos e ao futuro. Esse podcast me fez pensar bastante o que eu quero fazer e o que eu quero ser, me incentivou a olhar para frente e nunca desistir do que eu realmente quero".
Allane Hevangelista, servidora requisitada da 98ª Zona Eleitoral/ Cotegipe, representou a EJE/BA na entrega do prêmio - uma caixa de som com microfone, que deverá ser utilizada pela unidade escolar para o desenvolvimento de atividades educacionais lúdicas, artísticas e culturais.
Sobre o projeto
Ao todo, 12 episódios, sendo 9 temáticos e 3 de “Perguntas e respostas” foram ao ar. O público-alvo são estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano); da Educação de Jovens e Adultos (EJA); e do Ensino Médio das escolas participantes dos projetos “Eleitor do Futuro - Educação para a cidadania” e “#PartiuMudar- Educação para a cidadania democrática no Ensino Médio”. Todo o conteúdo está disponível, também, no portal da EJE/BA, na aba “Programas de Cidadania”.
Matéria: HS
Pra cego ver: Foto dos profissionais da escola premiada, em uma sala decorada com balões nas cores vermelho, azul e branco