EJE BA realiza lives sobre voto consciente e alistamento eleitoral para adolescentes do Espaço de Cidadania CIEE

O evento foi realizado remotamente, na última quinta-feira (21/10), em dois horários, com palestras conduzidas pelo servidor Silas Gomes de Santana

Evento foi realizado remotamente, na última quinta-feira (21/10), em dois horários, com palestra...

Voto consciente e alistamento eleitoral. Ambos os assuntos estiveram presentes nas palestras proferidas pela Escola Judiciaria do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (EJE/TRE-BA) aos adolescentes do Espaço de Cidadania CIEE. O evento foi realizado, remotamente, na última quinta-feira (21/10), com palestras pela manhã e à tarde, conduzidas pelo servidor Silas Gomes de Santana.

Para Ana Valéria Santos Correia, 16 anos, a palestra foi fundamental para o conhecimento e aprofundamento sobre temas ligados à democracia.  "Eu achei interessante. Ficamos cientes sobre os direitos dos cidadãos e da oportunidade de participar do processo político, nas decisões do país e também ciente dos nossos deveres”.

Para a jovem, aprender como tirar o título de eleitor e receber orientações sobre como votar e cobrar do candidato que votou o cumprimento da sua missão é um passo necessário para construção cidadã.  “Muitas vezes não temos a oportunidade de compreender o assunto no colégio ou até mesmo dentro de casa. A palestra me levou a ter interesse em tirar o meu título de eleitor. Agora já  obtive a informação que eu precisava", destacou Ana.

Já Helinae Oliveira de Jesus, 18 anos, considerou o evento excelente. “Eu achei essa palestra muito legal. Ainda não consegui tirar meu título, mas se antes eu já estava interessada, agora, depois dessa palestra, meu interesse redobrou. Quero um país melhor e exercer meu direito de cidadã por meio do título vai ajudar”, completou a estudante.

Durante o período de perguntas e interação com o palestrante surgiu a ideia, por parte da organização, de auxiliar os jovens nos procedimentos do alistamento eleitoral, utilizando a sala de informática que possuem.

Espaço de Cidadania

O Espaço de Cidadania é uma unidade do CIEE dedicada à oferta de ações e serviços socioassistenciais gratuitos para jovens de 15 a 17 anos, com localização na Rua Desembargador Adolfo Ribeiro Santos Sousa, 124 - Nazaré. A assistente social do Espaço de Cidadania CIEE, Rafaela Passos da Silva Céo, explicou sobre os serviços ofertados aos jovens no Espaço de Cidadania CIEE: “Somos um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para jovens de 15 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade social. Realizamos oficinas socioeducativas com os jovens no contra turno escolar, com o objetivo de desenvolver o pensamento crítico, ampliação do repertório e formação cidadã, de maneira gratuita”.

Rafaela informou que grande parte dos jovens que frequentam a instituição não possui titulo de eleitor “e considerando que um dos objetivos do nosso serviço é a promoção do acesso às informações sobre direito e participação a serviços setoriais, buscamos o TRE-BA através da EJE, como estratégia de orientação e de garantir o exercício de cidadania”, relata a assistente social.

O Espaço de Cidadania, através de parcerias, possibilita que os jovens alcancem espaços e direitos que na maioria das vezes de maneira convencional não é possível. “Mesmo o alistamento eleitoral e o voto não sendo obrigatórios para este público que atendemos, compreendemos que incentivar a conscientização e o protagonismo no exercício dos seus direitos são fundamentais para torná-los mais maduros e envolvidos nos debates e na organização da sociedade. #BORAVOTAR”, exclamou a assistente social.

Os jovens são encaminhados pela rede assistencial do território em que o serviço está inserido: Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Conselhos Tutelares.

Pra cego ver: Print da live, com a imagem de uma criança negra, com um balão de diálogo branco, escrito “Cidadania e a importância do voto”

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido