Ser PCD é viver apesar das barreiras impostas pela vida, afirma servidora

No debate sobre inclusão e acessibilidade, a servidora Sônia Diniz, da 64° ZE, de Guanambi, fala sobre a parceria dos colegas e a importância de que o tema seja abordado de forma permanente

Serie inclusão acessibilidade

Tenho visão monocular e nunca percebi nada anormal nas minhas relações dentro do TRE-BA. Sempre fui tratada com muito respeito e compreensão pelos colegas. Estou há 17 anos no serviço público e noto, ao contrário, um esforço dos colegas em amenizar as dificuldades trazidas pela deficiência.

Visão monocular é cegueira em um dos olhos, o que causa grandes restrições, pois diminui a capacidade de noção de espaço, cansaço visual excessivo na leitura, dores de cabeça etc. Trabalho em cartório e tenho muita dificuldade na leitura de resoluções, e-mails e nos documentos que são enviados todos os dias para as zonas eleitorais.

Quando o TRE-BA instalou o Processo Judicial Eletrônico, também tive dificuldade, por causa da leitura em tela. Mas logo o Tribunal enviou uma segunda tela e isso melhorou bastante. Minha maior alegria no cartório é o atendimento ao público, quando posso ter um contato maior com os usuários do serviço. Na pandemia, fiquei muito ansiosa mas, com o tempo, consegui me adaptar.

Inclusão permanente

Minha condição é congênita, porém meus pais só descobriram quando eu tinha 7 anos, em um teste da escola. Antes disso, eu sofri bastante, pois tinha dificuldade para ver o que era escrito no quadro pela professora e demorava para copiar e aprender.

Hoje eu costumo dizer que a minha atuação pela pauta da acessibilidade e da inclusão é bem restrita. Não participo de quase nada. Uma vez, quando ainda estava na escola, participei de um movimento para mostrar como era a vida das crianças com deficiência e foi uma experiência ruim, aí não participei mais.

Senti que algumas pessoas começaram a ter pena e outras crianças, a colocar apelido. Eu era criança e isso não é uma coisa boa para lembrar.

Minha vida seguiu, eu cursei duas faculdades. Primeiro, fiz administração de empresas, aos 18 anos, e foi bem tranquilo. Estudei na cidade de Coromandel, em Minas Gerais. Depois, fiz Direito, de volta à minha cidade, Guanambi. Esse segundo curso foi mais intenso, porque exigia muita leitura e eu já estava com 38 anos.

A vida pessoal também fluiu sem maiores questões. Casei e tive um filho, que hoje é um rapaz de 18 anos e que já está na faculdade. Ele lida bem com a minha deficiência, ou melhor, todos os que estão perto sempre me ajudam muito. Tanto que hoje, pensando sobre o assunto de uma forma mais ampla, não vejo muita diferença entre ser “normal” e ser deficiente.

Penso que ações de inclusão devem acontecer o tempo todo e são fundamentais para o crescimento, o respeito e a responsabilidade da sociedade com PCDs. Quando falamos sobre o assunto e, a exemplo do que está acontecendo agora, quando escutamos pessoas com deficiência, vemos que ninguém é um peso e sim, uma força a mais.

Ser uma pessoa com deficiência é ser alguém com uma forma de viver, mesmo com as barreiras impostas pela vida.

  • Leia mais:

06.10.2021 - Vozes do TRE-BA: “Devemos garantir uma cultura de inclusão”, defende servidor

04.10.2021 - Anticapacitismo é ferramenta na luta por uma sociedade mais diversa

01.10.2021 - Comissão de Acessibilidade do TRE-BA defende inclusão como pauta permanente

29.09.2021 – Semana da Inclusão: NAVE realiza atendimento em Libras

Pra cego ver: Foto da  servidora Sônia Diniz, mulher branca, com cabelo loiro

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido