EJE/BA promove roda de conversa “O papel do líder e a democracia participativa no modelo brasileiro”

Evento ocorrerá nesta quarta-feira (29/9), das 14h às 15h30, por meio da sala virtual Zoom

arte Roda de Conversa da EJE/BA em 29.09.2021

“O papel do líder e a democracia participativa no modelo brasileiro” será tema da Roda de Conversa promovida pela Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). O evento ocorrerá nesta quarta-feira (29/9), das 14h às 15h30, por meio da sala virtual Zoom, com transmissão ao vivo pelo canal do youtube oficial, TV TRE-BA.

Com intuito de levar aos estudantes a perspectiva da participação política juvenil, o evento apresenta, como exemplo, jovens que se interessam pela vida política e exercem formas de lideranças, inclusive como líderes de Núcleos Territoriais de Educação – NTEs, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia – SEC.

O bate-papo, conforme a escola, “configura como atividade do Projeto #PartiuMudar - Educação para a cidadania democrática no ensino médio, desenvolvido pela EJE baiana, visando mobilizar os jovens para a participação política, não apenas como eleitor, mas também por meio de atitudes e mesmo pela participação em projetos da sociedade de forma geral; e, para tal, conta com a importante parceria da Secretaria da Educação do Estado da Bahia – SEC”.

A roda de conversa contará com a mediação da chefe da Seção de Programas Institucionais – SEPRI - da EJE-BA, Adriana Passos, seguida da palestra “No que consiste a democracia participativa no modelo brasileiro?”, ministrada pelo analista judiciário Jaime Barreiros Neto. O evento ainda contará com a presença do representante da SEC, Josivaldo Bispo da Conceição dos Anjos, assessor de Políticas para Juventude.    

Currículo

Jaime Barreiros Neto: Professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia. Doutor em Ciências Sociais. Analista Judiciário do TRE-BA, além de autor de obras jurídicas. Atua na área de Teoria Política e Democracia Contemporânea dentre outras.

Estudantes participantes:

- Jay Victor Cintra da Silva: Nascido em Ipirá, tem 17 anos, cursa o ensino médio no Colégio Estadual Maria Evangelina Lima Santos. Atualmente é líder de classe, vice-líder do colégio, líder do grêmio estudantil, líder do comitê da COVID-19, monitor de matemática, líder municipal e vice-líder do NTE-15. Concluiu o curso de liderança ativa do politize!, foi monitor de matemática nos anos de 2019 e 2020. Está realizando o curso de Desenhista de Produtos Gráfico Web do SENAI.

- Maria Eloíza Oliveira Ferreira: Nascida em Feira de Santana, tem 16 anos, está cursando o 2° ano do ensino médio no Colégio Estadual Maria Teófila no Município de Amélia Rodrigues. É líder de classe, líder do colégio, vice líder do Núcleo Territorial de Educação 19, monitora de matemática, vice coordenadora da Comissão de Comunicação - CCOM e ainda é poetisa.

- Dhena Pinheiro de Souza: Nascida em Feira de Santana, reside em Araci, tem 15 anos, estuda no CETEP SISAL II, com ensino médio integrado ao curso técnico em Administração, coordena a Comissão de Sustentabilidade estadual que faz parte do programa de líderes de classe da SEC. Ativista climática onde participa e cria projetos e ações contra a crise climática. Jogadora na Confederação Brasileira de Xadrez, Membro do Fórum Clima Salvador, Voluntária Greenpeace, Secretária no projeto Trivia Mun, um modelo diplomático de simulações da ONU.

- Pedro Henrique Sampaio da Silva: Nascido em Santo Antônio de Jesus, tem 16 anos, cursa o 3º ano do Colégio Estadual Eraldo Tinoco Melo no Município de Dom Macedo Costa, onde é líder de território de identidade do Recôncavo Baiano (NTE21), coordena a Comissão de Comunicação estadual que faz parte do programa de líderes de classe da Secretaria de Educação da Bahia. É também um Jovem Empreendedor, Designer de Marcas e interfaces, além de desenvolver trabalho voluntário na Mídia FJU, o projeto de comunicação do grupo jovem na igreja onde congrego.

Os estudantes que participarem da roda de conversa pelo canal do youtube poderão fazer perguntas durante as explanações por meio do chat, que serão repassadas e respondidasao final da live.

Pra cego ver: Imagem de divulgação do evento ‘o papel do líder e a democracia participativa no modelo brasileiro’, com foto dos cinco participantes e logo dos organizadores

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido