Ações da EJE-BA promovem acesso à educação e cidadania para jovens eleitores

Um dos enfoques foi incentivar o alistamento eleitoral de estudantes aptos a votar em outubro

TRE-BA ação EJE
Pra Cego Ver: Foto de uma sala de aula com vários alunos sentados e uma professora explicando o slide.

A Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE-BA), por meio da Seção de Programas Institucionais (SEPRI), realiza atividades de cunho educativo e de cidadania, promovendo acesso à informação com foco no eleitorado jovem baiano. As ações deste ano que integram os projetos #PartiuMudar e Eleitor do Futuro foram iniciadas em março e intensificadas no mês de abril. No dia 06/4, foi realizada uma aula no Colégio Estadual Gastão Guimarães em Feira de Santana, no âmbito do #PartiuMudar; já no dia 11/4, a atividade aconteceu no Espaço de Cidadania, do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). No dia seguinte foi realizada reunião em parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, dando continuidade, na segunda-feira (18/4), a ação contou com a presença de estagiários da Câmara Municipal de Salvador. 

Tendo em vista a finalização do prazo para o cadastramento eleitoral este ano e regularização de pendências com a Justiça Eleitoral no dia 4 de maio, o enfoque principal da EJE-BA foi a orientação para emissão do primeiro título dos estudantes em idade apta a votar no próximo pleito, como também a conscientização dos jovens sobre seu papel social na escolha dos representantes políticos.  

No Espaço de Cidadania do CIEE foi proposto no primeiro momento uma aproximação dos estudantes com o contexto eleitoral, e em seguida foram apresentados à urna eletrônica, e através de votação simulada puderam vivenciar na prática o exercício do voto. Na ocasião, os jovens foram orientados sobre a realização do alistamento eleitoral e como muitos levaram a documentação necessária (documento original com foto e comprovante de residência atualizado) por instrução prévia, realizaram a emissão do título eleitoral no próprio evento. 

A proposta da EJE-BA, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, faz parte do Projeto #PartiuMudar e interage com estudantes do ensino médio. Numa abordagem por meio de trocas dialogadas, em formato de live, servidores da Secretaria de Educação e da Justiça Eleitoral promoveram apresentação de vídeos e orientações, visando incentivar o alistamento eleitoral de jovens de 15 anos que completarão 16 até o dia 2 de outubro, data do primeiro turno das Eleições Gerais. 

Já as ações educativas ocorridas em parceria com a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Salvador aconteceram na sede do órgão, tendo como público alvo seus estagiários do ensino médio. Com o mesmo objetivo das outras atividades, a explanação compreendeu temas voltados para a relevância do voto e contextualização sobre a importância da democracia. Novamente foi oferecido aos jovens a experiência de uma votação simulada na urna eletrônica, assim como explicações sobre o funcionamento desse dispositivo, sendo orientados a emitir o primeiro título de eleitor.    

FS

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido