EJE-BA leva educação e cidadania para estagiários do Poder Judiciário da Bahia

Ação faz parte do projeto #PartiuMudar voltado para estudantes do ensino médio

TRE-BA ação EJE/BA TJ/BA
Pra Cego Ver: Foto de vários estagiários sentados e a Chefe da Seção de Programas Institucionais da EJE-BA, Adriana Passos em pé, explanando através de um microfone, em uma sala na sede do Tribunal de Justiça da Bahia.

A Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE-BA), em parceria com o Poder Judiciário do Estado, realizou na última segunda-feira (25/4) mais uma edição do projeto #PartiuMudar - Educação para Cidadania Democrática no Ensino Médio. As atividades ocorreram na sede do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia e foram direcionadas aos estagiários de nível médio da instituição.

O evento buscou através de orientações e do diálogo com o público promover o acesso à cidadania através da conscientização dos estudantes sobre seu papel no sistema democrático. A ação foi iniciada às 10h, com explanação da Chefe da Seção de Programas Institucionais da EJE-BA, Adriana Passos, acerca de temáticas relativas ao processo eleitoral, a divisão dos poderes, importância do direito ao voto, entre outros pontos. Outras atividades deram prosseguimento no período da tarde na mesma linha de abordagem.

Após a exposição, os estagiários receberam orientações sobre votação eleitoral, sendo apresentados a urna eletrônica e suas funcionalidades. Foi proposta também uma votação simulada entre os jovens participantes na qual puderam exercitar o poder decisório do voto. Três estudantes foram voluntários para representar cargos eletivos em uma eleição simulada e todos os presentes foram à cabine de votação para escolher seu “candidato”.

A estudante vencedora da dinâmica, Mina Mariana, da Escola Padre Palmeira, em Mussurunga, afirmou que a atividade foi fundamental para compreensão do processo eleitoral “Achei muito importante nos mostrar a questão do voto, de que devemos ter consciência do representante que estamos escolhendo, pesquisar em quem estamos votando, e não votar só por influência de terceiros, pois o voto consciente é a única forma que a gente tem de mudar o país”, declara.

As ações da EJE-BA continuam intensamente. Na terça-feira (26/4) no Campus da Universidade Salvador (UNIFACS), no âmbito do Projeto Universitário Cidadão; na quinta-feira (28/4) no Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos (#PartiuMudar), na sexta-feira (29/4) no Colégio Estadual Senhor do Bonfim (#PartiuMudar), assim como na terça-feira (03/5) será na Escola Municipal Dois de Julho, no bairro do Trobogy (Eleitor do Futuro).

Ascom TRE-BA; FS

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Icone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Icone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido