EJE/BA participa de ação voltada ao jovem na ALBA

Realizado pela Escola do Legislativo da ALBA, o evento reuniu adolescentes de diversas regiões da Bahia

EJE/BA participa de ação voltada ao jovem na ALBA
Pra Cego Ver: Foto de jovens sentados, ouvindo a palestra do Analista Judiciário do TRE-BA, Jaime Neto.

A Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA) participou, nesta segunda-feira (9/5), de reunião do projeto-piloto Deputado Jovem Baiano, prévia do Parlamento Jovem que ocorrerá em novembro. O evento reuniu 23 adolescentes de diversas regiões da Bahia para apresentar seus projetos de lei e participar de outras atividades, como simulação de debate, candidaturas e votação na urna eletrônica. Parceria entre a ALBA, a Secretaria Estadual da Educação (SEC) e o Eleitoral baiano, por meio da EJE/BA, a proposta é um importante instrumento pedagógico para inserção da juventude estudantil nos temas da política, cidadania e participação popular.

Na ocasião, o analista judiciário do TRE-BA, lotado na Seção de Pesquisas e Publicações Acadêmicas (SEPPA) da EJE-BA, Jaime Barreiros Neto, proferiu palestra sobre o sistema eleitoral brasileiro. Durante sua fala, o servidor destacou os 90 anos de atuação da Justiça Eleitoral e a sua importância como guardiã da democracia brasileira. “Com a redemocratização, sem dúvida houve o maior dimensionamento da importância da Justiça Eleitoral como guardiã da democracia. Porque, na verdade, o Direito Eleitoral existe, fundamentalmente, em um Estado democrático”, afirmou.

Barreiros Neto falou ainda sobre o papel da Justiça Eleitoral pela garantia de um processo de votação e de apuração dos votos limpo, ponto em que destacou a importância do uso da urna eletrônica, utilizada desde 1996. “A urna eletrônica representou um avanço enorme na nossa sociedade e na história do nosso país”, completou. O evento também contou com a presença da chefe da Seção de Programas Institucionais (SEPRI) da EJE/BA, Adriana Passos, que promoveu uma simulação de votação na urna eletrônica.

JF; com informações da Agência ALBA

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido