Mais de 2 mil jovens participam de live sobre democracia e eleições com o TRE-BA e o CIEE

No encontro desta quinta (17/3), na Semana do Jovem Eleitor, representantes da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia falaram para jovens de várias regiões do país sobre a importância do voto

Mais de 2 mil jovens participam de live sobre democracia e eleições com o TRE-BA e o CIEE
Pra Cego Ver: Captura de tela exibe várias pessoas em encontro realizado por meio de plataforma de streaming.

Mais de dois mil jovens de 16 estados do Brasil participaram, nesta quinta-feira (17/3), da live “Bora Votar – Exerça o seu direito de escolha”. A ação do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) fez parte das comemorações da Semana do Jovem Eleitor, em evento conduzido pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia. Os servidores Adriana Passos e Silas Gomes, da Escola Judiciária Eleitoral, dialogaram com jovens aprendizes sobre a importância do voto para a cidadania. 

Adriana abriu o encontro enfatizando o direito de escolher representantes e de se engajar na vida política do país desde cedo. A servidora incentivou os jovens presentes na plataforma Google Meet a não deixarem que outros escolhessem por eles. “O voto é obrigatório, mas devemos ver de forma mais ampla, como algo que foi conquistado com muita luta. Só assim, consciente do poder de escolha, a gente pode se fortalecer como cidadãos”.  

De forma didática, a servidora da EJE-BA ensinou que a cidadania requer informação e conhecimento. Entre slides da apresentação e a exibição de vídeos do Tribunal Superior Eleitoral e da Advocacia Geral da União, Adriana falou sobre democracia, explicou o que são plebiscito, referendo e iniciativa popular, e também apresentou a estrutura e função dos poderes executivo, legislativo e judiciário no Brasil. 

Todo o conteúdo apresentado, pontuou Adriana, pode ser encontrado pelos jovens de forma mais detalhada e aprofundada na Constituição Federal. “Esses temas são tão importantes que o direito constitucional deveria ser uma matéria do Ensino Médio e não apenas visto por quem decide fazer graduação na área”, defendeu a servidora, que é formada em direito. 

Cidadania

No encontro da EJE-BA com jovens aprendizes do CIEE, o servidor Silas Gomes explicou o processo de escolha de representantes em cargos eletivos no Brasil. Silas caracterizou o voto como uma escolha individual, pessoal, secreta, periódica e universal, contextualizando o valor de cada um desses aspectos para o país cuja história democrática é relativamente recente. 

“Em uma democracia, o voto é o principal instrumento de escolha, é o que qualifica a participação cidadã. Além disso, é muito importante acompanhar e fiscalizar os eleitos”, afirmou. O servidor mostrou aos jovens as regras para se tornar candidato em todos os cargos – lembrando que, no próximo pleito municipal, muitos ali poderiam tentar a vaga de vereador, se desejassem – e esclareceu sobre votos branco e nulo, desfazendo mitos em torno dessas duas opções. 

Em seguida, Adriana Passos retomou a palavra para dialogar sobre desinformação, tema que ganhou atenção permanente da Justiça Eleitoral. A servidora alertou os jovens sobre o perigo de repassar conteúdos dos quais não se conhece a procedência. “Verifiquem as fontes de todas as informações que receberem e não passem adiante se não souberem de onde veio”. 

O voto é um direito

O jovem Denisson Santana Santos, de 20 anos, que esteve na mediação do encontro, descreveu a experiência da live com o TRE-BA como uma oportunidade de superar a timidez e atuar representando os 2.040 jovens que estiveram no evento. Ele incentivou o grupo a tentar sempre algo novo, o que, em suas palavras, traz experiências e descobertas. "Também queria dizer a todos para se levantarem. Vamos votar e lutar pelos nossos direitos".

A assistente social do CIEE, Taiane Pereira, validou a participação do TRE-BA no evento, que foi um convite do Centro para dialogar com eleitores do futuro. “Foi uma manhã de muitos aprendizados, em que todos viram como é importante se informar para escolher nossos representantes políticos, quem vai definir os rumos do nosso país”. 

Os participantes da live tiveram, ainda, um momento para tirar dúvidas sobre primeiro título eleitoral, transferência de domicílio, biometria, fechamento do cadastro e atendimento virtual. Na ocasião, Adriana Passos contou aos jovens sobre o projeto “TRE-BA em Todo Lugar”, em que três caminhões percorrem o estado em atendimento itinerante, a fim de favorecer especialmente eleitores que têm dificuldade de acesso à internet. 

Estiveram presentes no encontro jovens aprendizes e representantes do CIEE na Bahia, Amazonas, Amapá, Rio Grande do Norte, Pará, Paraíba, Tocantins, Roraima, Rondônia, Piauí, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Maranhão , Goiás, Distrito Federal e Ceará.

 

CB

 

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Icone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Icone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido