TRE-BA realiza exposição sobre a história do voto no Brasil em escola de Fazenda Coutos
A mostra ‘Pelos Caminhos do Voto’ estará disponível para os alunos até o dia 28/10, sexta-feira

Até sexta-feira, 28/10, os alunos da Escola Municipal Fazenda Coutos poderão aprender mais sobre a história do voto brasileiro através da exposição ‘Pelos Caminhos do Voto’. Organizada pelo Centro de Memória do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE-BA), ela conta a história das eleições no Brasil, desde a época colonial até os dias de hoje.
A mostra é composta por cinco módulos que apresentam fatos relevantes sobre a consolidação do voto ao longo do tempo e como a Justiça Eleitoral (JE) foi criada. Além disso, faz uma viagem do passado até o presente, permitindo que o visitante conheça os processos eletivos no início da colonização do Brasil, quando eram controlados pelo imperador, presidentes das províncias e oligarquias rurais.
A Justiça Eleitoral
‘Pelos Caminhos do Voto’ também lembra que, em 1932, foi criada a Justiça Eleitoral, tornando o Poder Judiciário definitivamente responsável pelos trabalhos eleitorais, instituindo o voto secreto, o voto feminino e o sistema de representação proporcional em dois turnos.
Na atualidade, merece destaque o processamento eletrônico de dados nos serviços eleitorais. Em 1994, ocorre a primeira totalização eletrônica dos votos, pelo Tribunal Superior Eleitoral, porém o projeto de informatização só foi concluído para as eleições municipais de 1996. As primeiras urnas com identificação biométrica foram testadas em 2008 em três municípios sorteados pelo TSE.