TRE-BA reúne servidores para apresentação do sistema PJe nessa terça-feira (11/7)
Encontro ocorreu na Sala de Sessões; uso da ferramenta será obrigatória no Regional a partir do dia 23 de agosto

Servidores do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) participaram, na tarde dessa terça-feira (11/7), de reunião para apresentação, em linhas gerais, das funcionalidades do sistema que irá gradativamente substituir a tramitação de processos judiciais em meio físico por autos eletrônicos, previsto para ser implantado, obrigatoriamente, a partir do dia 23 de agosto.
Sobre o evento, a secretária judiciária do TRE-BA, Marta Gavazza, integrante do grupo multidisciplinar, comentou: “O encontro, que marca o início das atividades de compartilhamento do conhecimento pelos multiplicadores, foi proveitoso, pois os servidores demonstraram muito interesse, formulando indagações muito pertinentes ao tema”. A partir de amanhã (12/7), seguindo o cronograma estabelecido, os treinamentos práticos ocorrerão em ambiente montado especificamente para esse fim.
O coordenador de Apoio Processual da Secretaria Judiciária (COAPRO/SJU), Josênoel Bastos, considerou o evento crucial para a implementação do sistema que será de extrema relevância no desenvolvimento das atividades dos colegas. “Com isso, haverá uma maior integração das unidades, já que os perfis desencadeiam tarefas para que outras unidades executem”, explicou.
Os servidores Maurício Amaral da Seção de Autuação e Distribuição (SEADI/SJU), Tatiana Chagas da Coordenadoria de Sessões e Valéria Braga - Assessoria de Juízes -, também palestrantes, demonstraram as especificidades especificações do uso da ferramenta. “Nós preparamos uma apresentação para mostrar o panorama geral do PJe. Para os treinamentos práticos, já temos turmas montadas nas áreas de autuação, processamento, sessões e gabinetes, ressalvou Maurício.
A servidora Tatiana explanou sobre o módulo de sessões, “que é onde fazemos a parte do julgamento colegiado”, ou seja, uma réplica virtual do que acontece no Regional. Vamos mostrar como é preparado o ambiente para a realização de uma sessão, como acontece o julgamento, bem assim como é lavrado o acórdão”, acrescentou.
Na apresentação, que aconteceu na Sala de Sessões do Regional, além da substituição de autos em meio físico para o eletrônico, outros dados importantes sobre o sistema foram citados, dentre eles destacaram-se a parte técnica da ferramenta, como acessar o PJe e quem poderá utilizar.
HS