EJE-BA faz maratona de atividades sobre o ‘Eleitor do Futuro’ em Inhambupe
EJE-BA faz maratona de atividades sobre o ‘Eleitor do Futuro’ em Inhambupe

Após reunião matinal para apresentação do ‘Projeto Eleitor do Futuro’ a professores e gestores de escolas de Inhambupe, a Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA), vinculada ao Tribunal Regional Eleitoral do estado, deu início a uma maratona de visitas a três instituições de ensino do município: Luis Coelho, Sátiro Dias e John Kennedy. Foram ministradas palestras e oficinas acerca da proposta, direcionadas à estudantes do ensino fundamental, durante os dias 31 de agosto e 1º de setembro.
O Colégio Municipal Dr. Luis Coelho é a escola mais antiga de Inhambupe, localizada no centro da cidade. Dos 522 alunos matriculados, 194 compareceram às atividades do ‘Eleitor do Futuro’ no turno vespertino. Em uma exposição dialogada, participativa e descontraída, estudantes, do 7º ao 9º anos, foram levados a pensar sobre a importância do voto livre e consciente (mais que uma obrigação cívica, uma conquista), de viver em um país democrático e poder escolher representantes políticos como porta-vozes das demandas sociais.
No início da noite, as atividades foram retomadas na Escola Municipal Dr. Sátiro Dias para estudantes, entre 15 e 68 anos de idade, que participam do programa de educação para jovens e adultos (EJA) por razões diversas (horário de trabalho, filhos pequenos, dificuldade de transporte, repetência escolar, falta de oportunidade de estudar na infância). Desde que o ‘Eleitor do Futuro’ começou a ser expandido pelo interior do estado, fruto da parceria entre EJE/BA e a Secretaria de Educação dos municípios, foi a primeira vez que a proposta aconteceu num ambiente escolar diferenciado.
“A Justiça Eleitoral não apenas planeja, realiza e apura as eleições, mas também desempenha importante papel social na educação, ao estimular o debate em salas de aula sobre direitos, deveres, voto refletido, cidadania”, argumentou a servidora da EJE/BA, Adriana Passos. O interesse e envolvimento dos alunos da Sátiro Dias durante a explanação, mostra de vídeos, dinâmica com votação simulada em urna eletrônica, indicam o quanto é positivo semear questionamentos sobre os temas abordados, a troca de ideias no meio estudantil.
Interação semelhante sucedeu no Colégio Municipal John Kennedy no dia seguinte (1/9), quando estudantes do 6º ano do ensino fundamental, com olhares atentos e curiosos, tiraram dúvidas sobre os Três Poderes da República, análise prévia de candidatos a cargos eletivos, etc. “Consciência política é algo que se constrói, não acontece do dia para a noite, e sim à medida que refletimos sobre a realidade em que vivemos e fazemos, cada um, a parte que nos cabe”, avaliou o chefe da 44ª Zona Eleitoral, Pitácaro Suzart, que participou ativamente de todas as atividades desenvolvidas durante os dois dias, e que, em conjunto com professores e gestores, dará prosseguimento ao ‘Eleitor do Futuro’ em mais sete escolas de Inhambupe.
DS