Conceição do Coité: TRE-BA convoca classe política a apoiar biometria
Audiência pública foi realizada nesta quarta (26/6) na cidade; evento foi presidido pelo juiz ouvidor do TRE-BA, Rui Barata Filho, e reuniu representantes do poder municipal da região
“O desafio do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) de biometrizar todos os eleitores do estado até 2020 torna-se mais fácil com o apoio da classe política”. A afirmação foi feita pelo juiz ouvidor do TRE-BA, Rui Barata Filho, durante audiência pública realizada em Conceição do Coité nesta quarta-feira (26/6), na Câmara Municipal da Cidade.
O juiz pontuou que o apoio é fundamental para que o Regional baiano não apenas atinja a meta estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas consiga antecipá-la, garantindo mais pessoas aptas a votar nas Eleições Municipais de 2020. A audiência em Conceição do Coité marca uma série itinerante promovida pelo TRE da Bahia nos municípios que estão em revisão biométrica obrigatória e tem o objetivo de sensibilizar o poder público a colaborar com a Justiça Eleitoral.
“O TRE-BA mais uma vez está participando e se envolvendo em todo o processo, convocando a classe política e toda a sociedade para que, de mãos dadas e em uma grande união, possamos alcançar e atender a meta do TSE”, afirmou o juiz. A audiência desta quarta-feira atendeu outros 15 municípios da região: Araci, Candeal, Capela do Alto Alegre, Cipó, Ichu, Nova Fátima, Nova Soure, Pé de Serra, Retirolândia, Riachão do Jacuípe, Ribeira do Amparo, Santaluz, São Domingos, Teofilândia e Valente.
Somados, os eleitores dessas 16 cidades totalizam 287.488 pessoas, das quais quase 126 mil (43,82%) ainda não atualizaram o cadastro eleitoral com as impressões digitais. A nova formatação para o cadastro, com a realização de agendamento, foi destacada pelo juiz Rui Barata Filho como um facilitador do processo. Para evitar filas, o eleitor pode marcar dia e horário da biometria pelo site (agendamento.tre-ba.jus.br) ou ligando gratuitamente para 0800 071 6505.
A última fase de revisão biométrica na Bahia pretende atender os 30% dos municípios do estado que ainda não passaram pela revisão. O percentual equivale a 108 zonas eleitorais distribuídas em 281 municípios.