TRE-BA realiza reunião para alinhamento de procedimento da Auditoria da Votação Eletrônica

O encontro abordou medidas já adotadas pelo grupo e apresentou as que deverão ser consideradas; providências instituídas pela Resolução Administrativa n° 10, de 20/06/22

Regional realiza reunião para alinhamento dos procedimentos da Auditoria da Votação Eletrônica

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), através da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, realizou reunião na tarde de terça-feira, 29 de agosto, para alinhar e definir os procedimentos que devem ser realizados pelo grupo até o dia das Eleições Gerais deste ano. A equipe de trabalho tem o propósito de garantir ainda mais a transparência do pleito. O encontro foi conduzido pelo presidente da Comissão, o juiz de Direito José Reginaldo Costa Rodrigues Nogueira, da 11ª Vara Criminal de Salvador, e tratou das providências adotadas pelo grupo e as que ainda deverão ser deliberadas.

Na ocasião, o juiz presidente da Comissão se comprometeu a fiscalizar minuciosamente todos os passos durante a auditoria. “Não quero estar aqui somente como magistrado, mas como um verdadeiro fiscal, a fim de que possamos dar uma satisfação à sociedade, aos eleitores sobre a transparência do processo eleitoral. Para que possamos afirmar, sem dúvidas, que estamos fazendo uma eleição limpa”, garantiu.

Dentre as providências que deverão ser adotadas pela Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, que representa mais uma etapa do processo de segurança do sistema eleitoral, estão: expedição de ofícios (publicação de editais); reunião com partidos, entidades fiscalizadoras, auditores externos contratados; realização de audiência de escolha/sorteio; expedição de comunicação aos juízes eleitorais sobre os resultados da audiência de escolha; preenchimento das cédulas e encerramento nas urnas de lona; finalização dos roteiros, transmissão da auditoria pelo canal do TRE-BA no Youtube no dia do pleito, entre outras atribuições.

Quanto às providências já adotadas pela Comissão destacam-se as reuniões e encontros preparatórios; participação nas discussões sobre a logística de transporte; criação de lista de e-mail para uso exclusivo da comissão; elaboração de minutas de ofícios, editais, memorandos, atas, termo de convênio de cooperação; planilha com nomes dos representantes de partidos políticos/coligações, relações nominais de chefes de cartório, magistradas e magistrados zonais, com os respectivos telefones para contato, relação de polos de informática, confecção das cédulas e pedido de fabricação de suporte para urnas de lona.

Os trabalhos desempenhados transcorrem com base na Resolução TSE nº 23.673, de 14 de dezembro de 2021.

Pra cego ver: Integrantes da Comissão de Auditoria da Urna eletrônica sentados ao redor da mesa em sala de reunião para alinhar procedimentos sobre as Eleições 

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