I Simpósio Mulheres e Cidadania reúne representantes do poder público e pesquisadoras na sede do TRE-BA

Presidente do Eleitoral, desembargador Roberto Frank, realizou a abertura do evento; atividade foi promovida pela Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA)

TRE-BA I Simpósio Mulheres e Cidadania

O 'I Simpósio Mulheres e Cidadania – partilhando ferramentas para a mudança' - promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), por meio da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA) - reuniu, na sede do Eleitoral baiano, representantes do poder público e pesquisadores para debater sobre violência de gênero, acolhimento e instrumentos de combate.

A abertura do evento, realizado na tarde da terça-feira (8/11), foi realizada pelo presidente do TRE-BA e diretor da EJE/BA, desembargador Roberto Maynard Frank, que reforçou a necessidade do pluralismo político. “O tema da representatividade política feminina carece de maiores reflexões e debates, sendo essencial que a Justiça Eleitoral, reconhecidamente a justiça da democracia, incentive cada vez mais a discussão e a defesa da mais ampla participação e valorização das mulheres na política nacional como requisito básico para a consolidação das liberdades fundamentais e do Estado democrático do nosso Brasil”, afirmou.

Em seguida, a desembargadora Tânia Reckziegel - do Tribunal Regional do Trabalho - 4ª Região, integrante do Conselho Nacional de Justiça Eleitoral e ouvidora da Ouvidoria Nacional da Mulher - apresentou o tema ‘Equidade de gênero: perspectiva histórica e transformação social’.

De acordo com Reckziegel, “é importante que a mulher entenda a participação dela na política. É a política que, realmente, promove as mudanças da nossa sociedade. E nós precisamos de mulheres participando em todos os espaços: no executivo, no legislativo e no judiciário. Nós precisamos de mulheres interagindo, precisamos de mulheres nesses locais para tentarmos mudar a sociedade para que ela fique mais equilibrada”, opinou.

Painéis

A programação do simpósio contou ainda com dois painéis. O primeiro tratou sobre Violência de gênero: reflexões e expectativas’, tendo como palestrante a assessora-chefe da Assessoria de Inclusão e Diversidade do Tribunal Superior Eleitoral, Samara Pataxó. Participaram do debate a advogada, socióloga e professora, Clarissa Félix; e a professora e doutora em Estudos de Gêneros e Feminismo, Salete Maria da Silva.

Já o segundo painel discutiu o “Acolhimento e Instrumentos de Combate à Violência de Gênero’, com a presença da promotora de justiça e coordenadora da Comissão Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (Copevidf), Sara Gama Sampaio, e da analista judiciária e assessora-chefe da Ouvidoria do TSE, Eliane Bavaresco.

Ouvidoria da Mulher

Durante o evento foi lançada a logomarca da Ouvidoria da Mulher do TRE-BA, ocasião em que foi também apresentada a nova gestora da Ouvidoria da Mulher do Eleitoral baiano, Daniela Pereira Garrido, que é também juíza da 2° Zona Eleitoral. “Sabemos que a violência contra a mulher é real, é presente. E essa violência não é apenas física, mas também moral, o assédio sexual, a discriminação do gênero feminino e a violência política. Assim, com o intuito de contribuir para o fim dessa violência e para que mulheres possam viver suas vidas de forma plena e digna, é que foi criada a Ouvidoria da Mulher, no âmbito da Justiça Eleitoral”, disse a ouvidora.

Revista do Simpósio

Por fim, a coordenadora da EJE/BA, Mirella Cunha, fez o lançamento da revista ‘I Simpósio Mulheres e Cidadania - Partilhando Ferramentas Para Mudanças’. A revista, lançada em formato virtual, está disponível neste link e também será enviada para os participantes do evento por e-mail. “A Revista do Simpósio foi construída com os produtos de todas as entregas que o Tribunal já realizou na área de participação feminina. A gente fez o Seminário de Representatividade Política Feminina e Eleições, fizemos o Workshop para Candidatas Mulheres, inauguramos a Ouvidoria da Mulher, então, é uma história de construção no âmbito do TRE da Bahia”. 

Clique aqui para acessar a revista. 

Ascom TRE-BA; VF

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Icone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Icone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido