Fazer a diferença é a motivação da mesária Cristiane Silva
Mesária há seis eleições em Firmino Alves, interior da Bahia, Cristiane é agente comunitária de saúde

Cristiane Costa Santos Silva mora no sul da Bahia, em Firmino Alves, um município com menos de seis mil habitantes. Agente comunitária de saúde há 22 anos, ela diz que trabalhar com o público e fazer a diferença junto às pessoas ao seu redor é o que mais a motiva. Além de lutar por melhorias para a categoria profissional no sindicato e na federação, esta é a sexta vez que ela participa das eleições como mesária.
Com toda essa experiência, Cristiane atua como presidente de seção eleitoral e relembra a primeira vez que foi convocada para participar ativamente de uma eleição. “Não sabia nem como era ser mesária. Foi uma coisa que aconteceu e eu me apaixonei. Hoje, tenho orgulho de ser, de fazer parte do processo eleitoral”, afirma.
Experiência com o público
Sobre a relação entre a profissão de agente comunitária de saúde e o trabalho como mesária nas eleições, Cristiane afirma que o contato com o público é o que a favorece. “Uso essa experiência para orientar. Às vezes, acontece de ter algum eleitor que não quer ir votar. Então falo da importância de ir, oriento sobre a importância da participação popular nas eleições”, conta.
Veja a entrevista no canal do TSE no YouTube.
Orgulhosa, Cristiane ressalta a relevância do trabalho do mesário. “É o primeiro que chega para arrumar a sala, aprontar tudo para dar início à votação e o último que sai. Abre e fecha o processo eleitoral. Não existiria eleição se não tivesse mesário. Todo esse processo acontece porque tem os mesários. Quem iria orientar o povo se não fosse o mesário? Então, pense como é gratificante saber que o processo eleitoral aconteceu e que você fez parte dele!”, exclama. Para ela, atuar nas eleições é “exercer a cidadania”.
E, se depender do entusiasmo da agente comunitária de saúde, ela participará de muitos outros pleitos. “No momento da eleição, nós somos representantes da Justiça Eleitoral. Qualquer problema que aconteça na sala temos que resolver. Tem o suporte, claro, mas, no momento em que entregam a sala para a gente, está tudo sob nossa responsabilidade. Só tenho a agradecer por continuar fazendo parte das eleições, por estar sendo convocada. Estou sempre à disposição da Justiça Eleitoral”, finaliza.
Série Mesários
Essa história faz parte da série Mesários – A Justiça Eleitoral Mora ao Lado. Os textos estão sendo publicados desde fevereiro, mês em que a Justiça Eleitoral comemorou 90 anos. A ideia é mostrar que a atuação para garantir o processo democrático por meio das eleições só é possível graças às mesárias e aos mesários que participam ativamente do processo eleitoral em todo o país.
Por: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
Pra Cego Ver: Card mostra fotografia da mesária Cristiane Silva, de Firmino Alves, em uma montagem ao lado do mapa da Bahia