TRE-BA realiza ação de combate à desinformação em escolas públicas da capital
Comissão de Enfrentamento à Desinformação do Regional baiano busca conscientizar os estudantes por meio de atividades lúdicas

A Comissão de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) visitou escolas públicas de Salvador para um bate-papo sobre notícias falsas e formas de identificá-las. Os encontros ocorreram na Escola Municipal Senhor do Bonfim, em Plataforma, no último dia 02 de agosto; e no Colégio Estadual Luís Viana Filho, em Brotas, nesta terça-feira (8/8).
A atividade foi voltada aos alunos das turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e contou com palestra, exibição de vídeos, slides e diálogos com os membros da Comissão. A servidora Adriana Passos apresentou dicas de boas práticas para o acesso à informação na Internet e deu exemplos de algumas fake news. Ainda houve aplicação de um jogo interativo sobre "Desinformação e Eleições", disponível no site.
Júlio César, aluno do Luís Viana, lembrou do aumento da circulação de notícias falsas durante o período eleitoral e comemorou a oportunidade de participar da palestra. “Houve muita divulgação de fake news, tanto da direita quanto da esquerda. Então, é bastante importante essa ação de conscientização nas escolas”, declarou.
Para Sueli Guerreiro, aluna do Luís Viana, muita gente ainda cai em fake news e repassa para outras pessoas. “É bom lembrar que também temos responsabilidade ao repassar uma fake news. Obrigado TRE por essa disponibilidade”, disse a estudante.
Participações
Na ação realizada na Escola Municipal Senhor do Bonfim, estiveram presentes representantes da equipe da EJA da Secretaria Municipal da Educação de Salvador (Smed), Adalice Santana, Cristiani Lago e Tereza Gomes; da Gerência Regional Subúrbio I, Fabiana Paiva; a Diretora da Escola, Ádna Santos das Neves; e a vice-diretora, Ana Beatriz Conceição Bastos, além de professores.
No Colégio Estadual Luís Viana, a ação contou com as presenças da coordenadora da EJA da Secretaria de Educação do Estado Bahia (SEC), Carla Nogueira; da diretora da instituição, Ana Paula Ramos, além de professores.
De acordo com as representantes da Comissão de Enfrentamento à Desinformação do TRE baiano que participaram das atividades, Adriana Passos e Laís Rivas, as ações nas escolas têm o objetivo de debater o enfrentamento à desinformação com o intuito de, ao mesmo tempo, formar multiplicadores das informações recebidas. O estagiário da EFAS, Matheus Romano, também acompanhou as referidas ações.
Nas ocasiões, também foram distribuídas a revista em quadrinhos "Urninha e Votinho no Combate às Fake News e à Desinformação". A publicação apresenta personagens criados pelo Eleitoral baiano numa trama, na qual eles informam sobre os malefícios e prejuízos causados pela desinformação e orientam como combater o vírus da fake news. A revista também está disponível em versão digital.
Sobre a Comissão
A Comissão de Enfrentamento à Desinformação é um grupo de trabalho formado por servidores de diversas áreas do TRE-BA e tem a missão de desenvolver ações em prol da defesa da democracia. O objetivo é o combate às notícias falsas, descontextualizadas, as quais podem afetar a liberdade de escolha do eleitor. Afinal, a desinformação interfere no processo democrático, pois funciona como mecanismo de manipulação de pessoas.
As escolas que desejarem participar da ação educativa do TRE-BA podem enviar um e-mail para: spl@tre-ba.jus.br.
Ascom TRE-BA; RM.
Pra Cego Ver: Mulher branca com microfone na mão fala para uma plateia com cerca de 30 estudantes de uma turma de Educação para Jovens e Adultos, onde há mulheres e homens. A maioria negros.