Justiça Eleitoral discute Segurança nas Eleições em encontro em Belo Horizonte

Ministro Alexandre de Moraes abriu o Encontro Nacional de Segurança nas Eleições, na última sexta-feira, 02 de junho; presidente do TRE-BA, Roberto Frank, participou da solenidade

Justiça Eleitoral discute Segurança nas  Eleições em encontro em Belo Horizonte

Representantes da Justiça Eleitoral e de forças de segurança de todo o país participaram, na última sexta- feira (2), do Encontro Nacional de Segurança nas Eleições, em Belo Horizonte. Promovido pelo TRE- MG, o encontro teve como objetivo promover a troca de experiências sobre a segurança nas Eleições 2022, analisar alguns registros do pleito passado e elaborar um banco de boas práticas sobre o tema. O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) fez-se presente na solenidade de abertura na figura do seu presidente, desembargador Roberto Maynard Frank, também Presidente do Colégio de Presidente dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel).

O encontro foi inaugurado pelo ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, com uma palestra que destacou a importância da integração entre a Justiça Eleitoral e as diversas instituições de segurança. “Não há órgão mais importante que o outro. Cada um tem a sua expertise. E, ao somá-las, nós conseguimos dar segurança à população. Garantir que o eleitor pudesse votar tranquilamente e as eleições serem apuradas normalmente”, ressaltou.

O ministro fez questão de mencionar, ainda, a complexidade de organizar eleições em um país com as dimensões do Brasil, exaltando a importância da atuação das servidoras e servidores da Justiça Eleitoral. Ao final da apresentação, Moraes clamou aos presentes: “precisamos garantir a todas as eleitoras e eleitores que a Justiça Eleitoral, com todos os seus parceiros, vai garantir eleições seguras, liberdade na escolha e apuração rápida e confiável”.

O delegado de Polícia Federal e secretário de Polícia Judicial do TSE, Disney Rossetti, deu sequência ao evento, compartilhando sua experiência. Na oportunidade, detalhou alguns dados e informações sobre as ações de segurança nas Eleições 2022 para uma plateia atenta.

O presidente Maynard Frank, que compôs a mesa na solenidade ao lado do ministro Alexandre de Moraes e do presidente do TRE-MG, desembargador Maurício Soares, dentre outras autoridades, elogiou a iniciativa, destacando a importância das parcerias com as diversas instituições de segurança para garantir eleições sempre seguras. “Eventos como este demonstram que a segurança nas Eleições é prioridade para a Justiça Eleitoral. E para isso, contamos com a parceria e o excelente trabalho dos diversos órgãos de segurança”, destacou.

O encontro seguiu na tarde de sexta-feira (2), com oficinas que discutiram os desafios encontrados e ações executadas nas Eleições 2022, e na manhã de sábado (3), onde foram apresentadas as conclusões dessa troca de experiências e sugestões para a continuação dos debates e das ações sobre segurança nas eleições. O desembargador eleitoral substituto e presidente da Comissão Permanente de Segurança do TRE-BA, Marcos Ledo, participou das atividades.

Ascom TRE-BA; com informações do TRE-MG

Pra Cego Ver:  Foto com sete homens de cores claras, vestidos ternos escuros; Todos estão de pé em frente a uma mesa retangular na cor verde clara; No centro da mesa há a frase “Encontro Nacional de Segurança nas Eleições” e no fundo da imagem possui uma tela com a mesma citação.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido