Plataforma RenovaJud reúne 11 iniciativas inovadoras do TRE-BA
Tribunal vem consolidando uma cultura institucional de inovação voltada à modernização da Justiça Eleitoral, por meio da articulação de projetos colaborativos

Onze projetos desenvolvidos pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) estão cadastrados na Plataforma RenovaJud, ferramenta colaborativa da Rede de Inovação do Judiciário. O cadastro foi realizado em atendimento à orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que recomenda o uso da plataforma como meio de fomentar a cultura de inovação e a troca de experiências entre os tribunais.
Entre as iniciativas cadastradas estão: Disseminação da Cultura da Inovação no Judiciário; Todo VOTO importa; Biblioteca Virtual; Linguagem Simples Aplicada à Prestação Jurisdicional; Mesários e Mesárias - Enfrentamento à Desinformação; TRE em todo lugar no Combate à Desinformação; ColetaCand; Filômetro; JANUS - Solução de Automação Processual e Inteligência Artificial; Museu da Inovação; e Educação Política pela Representatividade dos Povos Tradicionais.
A plataforma pode ser consultada livremente emrenovajud.cnj.jus.br/acesso. Para visualizar os projetos, basta clicar em “Iniciativas” e aplicar os filtros desejados.
Com atuação estratégica da Assessoria de Inovação (ASSINOV), o TRE-BA tem consolidado uma cultura institucional de inovação, promovendo a modernização da Justiça Eleitoral por meio da articulação de projetos colaborativos, incentivo à experimentação e disseminação de boas práticas.
A unidade também coordena o Laboratório de Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS-InovAxé), instituído pela Portaria nº 239/2022, com foco na geração de soluções criativas para desafios institucionais.
Plano Nacional de Inovação
A adesão à Plataforma RenovaJud está em sintonia com o Plano Nacional de Inovação do Poder Judiciário, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e regulamentado pela Portaria CNJ nº 379/2024. Fundamentado na Resolução CNJ nº 395/2021, o plano visa orientar a transformação institucional do Judiciário a partir de dois eixos centrais: organização e processo inovativo.
O eixo organizacional trata de gestão de pessoas, cultura de inovação, comunicação institucional, estratégia e governança. Já o eixo do processo inovativo abrange o ciclo de inovação, gestão de projetos e portfólio de soluções, bem como a articulação com atores internos e externos ao Judiciário.
Pra todos verem: logo da plataforma RenovaJud sob fundo branco.