Projetos #PartiuMudar e Cidadania em Todo Lugar do TRE-BA levam conscientização política e capacitação para Jacobina
Iniciativa de conscientização política é desenvolvida pela Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE-BA)

Estudantes do Colégio Estadual de Jacobina (CEJA), localizado no extremo norte da Chapada Diamantina, participaram nesta quinta-feira (28) do projeto #PartiuMudar, uma iniciativa de conscientização política desenvolvida pela Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/TRE-BA). Na mesma ocasião, servidoras e servidores da Justiça Eleitoral da região também receberam capacitação por meio do projeto Cidadania em Todo Lugar, igualmente elaborado pela EJE/BA.
O evento contou com a presença do presidente do TRE-BA, desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, que durante o discurso agradeceu o acolhimento da equipe escolar. “Gostaria de iniciar cumprimentando a idealizadora do projeto ‘Ceja Cidadão’, professora Sheila Bittencourt, e o gestor escolar Robério Ângelo Rodrigues pela recepção calorosa e por mobilizarem os alunos para participarem desta ação. Nosso objetivo é aproximar o Tribunal Regional Eleitoral da população, saindo da sede em Salvador para levar informação aos jovens de forma acessível e lúdica, reforçando a confiança nas urnas eletrônicas, que é algo fundamental para todos nós”, disse.
Ao todo, 180 estudantes participaram da atividade, que também teve apresentações culturais com as Baianas da Caatinga do Moura e uma performance de Maculelê.
Atividades Educativas
O projeto foi dividido em duas etapas. Na primeira, foram exibidos três vídeos educativos apresentados pelo influenciador Ivan Mesquita – “O Cêro”, abordando temas como o surgimento da democracia, o sistema de governo, a história das urnas eletrônicas, o voto impresso e o combate às fake news. Na segunda parte, os estudantes participaram de uma simulação de eleição utilizando urnas eletrônicas, tendo a oportunidade de conhecer na prática o funcionamento do equipamento. Ao final da votação, foi eleita como prefeita simbólica a aluna do 3º ano, Joana Rosa da Silva Pinto, de 17 anos.
A jovem destacou a relevância do evento. “Achei essa experiência muito interessante. Fiquei surpresa por ser uma das candidatas, mas foi algo incrível. Os discursos, tanto o meu quanto os dos outros candidatos, foram muito bons. Os vídeos também foram muito didáticos e importantes, principalmente para quem ainda não tinha acesso a essas informações sobre cidadania e a importância do voto”, disse.
Compromisso com a Formação Cidadã
O gestor do colégio, Robério Ângelo Rodrigues, comentou sobre a importância da ação. “Sempre temos a expectativa de sensibilizar os alunos sobre o valor do voto, um instrumento essencial para o fortalecimento da democracia. Esse contato direto com o tribunal dentro da escola é um momento único, e acreditamos que os estudantes saem daqui mais conscientes e engajados”, afirmou.
Projeto Cidadania em Todo Lugar
Moacyr Pitta Lima Filho, diretor da EJE/BA, ressaltou os objetivos do projeto paralelo. “Nossa missão vai além da qualificação técnica dos servidores. Com o ‘Cidadania em Todo Lugar’, promovemos ações que estimulam o engajamento cívico. A ideia é formar voluntários da Justiça Eleitoral para levar essas atividades aos diversos cantos do estado, como estamos fazendo hoje aqui, no Colégio Estadual de Jacobina”, pontuou.
Compareceram ao evento o vice-presidente e corregedor eleitoral da Bahia, desembargador Maurício Kertzman Szporer, os desembargadores eleitorais Ricardo Borges Maracajá, Danilo Luiz e Pedro Rogério Castro Godinho, além da secretária-geral da Presidência (SGPRE), Maria do Socorro Gouveia. Participaram ainda os servidores Roberto Matos (chefe do Cartório da 167ª Zona Eleitoral), Cecília Felipe (analista judiciária da 167ª ZE) e Alexandre Reis (analista judiciário da 46ª ZE).
Leia mais:TRE-BA leva ações de cidadania à Chapada Diamantina entre 28 e 30 de agosto
Pra todos verem: Foto de grupo tirada no auditório do Colégio Estadual de Jacobina. Em primeiro plano, estão as Baianas da Caatinga do Moura. No centro da imagem, um grupo de jovens da performance de Maculelê, em trajes de dança com saias de palha, posando com bastões cruzados. Ao fundo, há um grupo numeroso de pessoas, entre homens e mulheres, de diferentes idades e etnias, vestindo roupas formais e informais. Todos estão sorrindo e posando para a foto. Atrás, as paredes estão decoradas com panos brancos e arranjos florais coloridos nas laterais.