TRE-BA apresenta trabalho sobre governança das aquisições em encontro das auditorias internas do Judiciário baiano
Evento reuniu representantes dos órgãos de controle interno para troca de experiências e fortalecimento das auditorias

Servidores(as) da Secretaria de Auditoria Interna do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (SAU/TRE-BA) participaram do 1º Encontro das Auditorias Internas do Poder Judiciário da Bahia, realizado nos dias 17 e 18 de julho, no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Durante o evento, a SAU apresentou um trabalho voltado à governança das aquisições, com foco na importância da gestão de compras eficientes e transparentes no serviço público.
A exposição ocorreu no segundo dia do encontro (18/7) e foi conduzida pelas servidoras Catiuscia Abreu (secretária de Auditoria Interna), Mirela Rios (chefe da Seção de Auditoria de Licitações e Contratos – SEALIC) e Nathalie Siqueira (servidora da SEALIC). A apresentação teve como base as ações desenvolvidas na Auditoria Integrada sobre a Governança das Aquisições na Justiça Eleitoral – Exercício 2024, destacando práticas adotadas, desafios enfrentados e resultados obtidos.
Auditoria baseada em riscos
O encontro também promoveu o debate sobre a auditoria baseada em riscos. De acordo com Catiuscia Abreu, essa metodologia é uma abordagem estratégica que concentra os esforços de auditoria nas áreas com maior probabilidade de ocorrência de eventos que possam comprometer os objetivos da organização. “Entre os principais benefícios dessa metodologia estão a otimização dos recursos da auditoria e o aumento da efetividade dos trabalhos”, explica.
Além das servidoras que conduziram a apresentação, o TRE-BA foi representado por outros servidores da Secretaria de Auditoria Interna: Leila França, Greice Santos, Ricardo Cantharino, Arlete Carvalho, Jariomar Júnior, Geraldo Moura e Andrea Argôlo.
Sobre o evento
A iniciativa integra as ações previstas no Acordo de Cooperação Técnica firmado em 2021 entre os tribunais, com o objetivo de fortalecer as auditorias internas por meio de ações e programas conjuntos. A expectativa é de que o evento se torne parte do calendário anual das instituições participantes, promovendo o intercâmbio de boas práticas e o aprimoramento contínuo da atuação dos órgãos de controle interno no Poder Judiciário baiano.
Pra todos verem: Cerca de 35 pessoas, em pé, entre mulheres e homens, posando para a foto em grupo.