TRE-BA celebra Dia do Estagiário com evento especial de integração e reconhecimento
Atividade contou com dinâmicas, depoimentos pessoais, participação do Coral institucional e homenagens às trajetórias de sucesso

Para marcar o Dia do(a) Estagiário(a), o Tribunal Eleitoral da Bahia (TRE-BA) promoveu, na sexta-feira (22/8), uma celebração repleta de cores, depoimentos emocionantes e momentos de integração. O evento, realizado na Sala de Sessões do Regional, foi organizado pela Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento (COEDE), por meio da Seção de Recrutamento, Seleção e Desempenho (SEREDE). A programação contou ainda com a apresentação especial do Coral do TRE-BA. Atualmente, o Eleitoral baiano possui 73 estagiários(as) em seu quadro funcional.
A iniciativa, que acontece desde 2019, está na quarta edição. Segundo a servidora Iara Rocha (COEDE), responsável pela condução da homenagem, a intenção foi proporcionar uma ocasião de acolhimento e de valorização dos(as) estagiários(as). “A programação do evento foi pensada para promover interação entre os(as) estudantes que muitas vezes não se encontram no dia a dia. Queríamos que os(as) estagiários(as) se sentissem homenageados(as) e ao mesmo tempo refletissem o quanto o estágio é uma oportunidade de aprendizado e crescimento”, esclareceu.
Além das dinâmicas, o evento resgatou experiências de estagiários(as) que passaram pelo Tribunal, como Jeferson Nascimento e Juliana Medeiros, ambos da turma de 2006, que participaram da celebração e compartilharam episódios de suas trajetórias, destacando o papel transformador da experiência profissional no TRE-BA.
Declarações atuais
Outros exemplos inspiradores também merecem destaque. Jacinta de Oliveira Dantas, 54 anos, cursa Administração e realiza seu primeiro estágio na Seção de Planejamento e Monitoramento da Estratégia (SEPLANE). Ela decidiu ingressar no ensino superior após perder o emprego durante a pandemia. “Achei que seria difícil, por causa da idade, mas me senti muito bem recepcionada no TRE-BA. Aqui temos a oportunidade de aprender de verdade e de nos sentirmos pertencentes”, ressaltou.
Lucas de Oliveira Matutino, 23 anos, é estagiário na Assessoria de Comunicação do TRE-BA. Natural do Riacho do Mel, uma pequena comunidade quilombola da Chapada Diamantina, define sua chegada ao Tribunal como um divisor de águas. “Vinha de experiências traumáticas em estágios, carregava o medo de arriscar, de errar, de não ser ouvido. Aqui no TRE, percebi que nós, estagiários, temos nossa carga horária respeitada, espaço para aprender e, sobretudo, para crescer sem perder a confiança em nós mesmos”, pontuou.
Carlos Adailson Ribeiro dos Santos, 57 anos, estudante de Direito na Universidade Estadual da Bahia, é estagiário da Seção de Processamento do 1º Grau de Jurisdição (SEPROC) há dois meses. Para ele, a experiência tem sido enriquecedora. “Trabalhar no Tribunal Eleitoral é uma oportunidade gratificante, que proporciona troca de conhecimentos e vivências diferentes na área do Direito”, destacou.
HS
Pra todos verem: A fotografia mostra um grupo grande de pessoas reunidas, formado por estagiários(as) e servidores(as) do TRE-BA, reunidos na sala de sessões. Todos sorriem para a câmera e levantam cartões coloridos (amarelos, azuis, verdes e laranjas) que usaram na dinâmica do evento em celebração ao Dia do Estagiário. Algumas pessoas estão de pé e outras agachadas na linha de frente.