TRE-BA reinaugura Fórum Eleitoral de Jacobina com melhorias estruturais e ampliação da capacidade de atendimento

Além da sede administrativa e dos cartórios, o Fórum abriga um amplo polo de armazenamento de urnas eletrônicas, que atende Jacobina e outros municípios da região

TRE-BA reinaugura Fórum Eleitoral de Jacobina com melhorias estruturais e ampliação da capacidad...

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) reinaugurou, nesta sexta-feira (29), o Fórum Eleitoral de Jacobina, que leva o nome de Edgard Lima e abriga a 46ª e a 167ª Zonas Eleitorais. A reestruturação do espaço novo garante para a população local e ao redor melhor qualidade no atendimento, mais conforto e compromisso com a democracia.

A cerimônia foi conduzida pelo presidente do TRE-BA, desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, e contou com a presença do vice-presidente e corregedor eleitoral da Bahia, desembargador Maurício Kertzman Szporer. Durante a solenidade, o presidente do Regional baiano celebrou a entrega do novo ambiente e destacou a importância da interiorização dos serviços da Justiça Eleitoral.

“Estamos em Jacobina reinaugurando o Fórum Edgard Lima, após quase cinco anos de esforços para viabilizar essa obra. Em 2025, trabalhamos com afinco para que essa entrega se concretizasse, e hoje celebramos esse momento. É uma estrutura que oferece dignidade tanto aos servidores quanto aos eleitores. Desde o início da minha gestão, defendo a aproximação com o cidadão, e a interiorização dos serviços do TRE é parte fundamental disso”, afirmou Abelardo Paulo da Matta Neto.

Confira aqui o discurso na íntegra

Melhorias implementadas

O novo Fórum recebeu melhorias significativas, especialmente no que diz respeito à acessibilidade e à modernização das instalações, ampliando a capacidade de atender com mais eficiência as necessidades dos cidadãos e cidadãs. “O antigo prédio não oferecia condições dignas de atendimento. Agora, temos um espaço adequado para prestar serviços com qualidade”, destacou Abelardo da Matta.

Foram construídos banheiros adaptados, instalados piso tátil e sinalização em braile, além de botões antipânico e vagas exclusivas para pessoas com deficiência. O prédio passou por atualização das normas de segurança, ganhou iluminação em LED, torneiras e sanitários econômicos, além de novos aparelhos de ar condicionado e cortina de ar na central de atendimento.

Além da sede administrativa e dos cartórios, o Fórum abriga um amplo polo de armazenamento de urnas eletrônicas, que atende não só a Jacobina, mas também a outros municípios da região. “Esse polo é essencial para a logística eleitoral. Ele garante maior eficiência na preparação das eleições em toda a região da Chapada Diamantina”, completou o presidente do TRE-BA.

Houve ainda substituição de forros e pisos, revestimento da fachada, instalação de piso drenante e reforço da segurança patrimonial com novas grades, portões e fechaduras.

Durante o discurso, o presidente revelou ainda que novas inaugurações estão previstas para acontecer. “A próxima entrega será o Fórum Eleitoral de Ipirá”, comentou.

Veja aqui as fotos do evento

O juiz eleitoral Marley Cunha Medeiros, diretor do Fórum Eleitoral, destacou o simbolismo da reinauguração. “É um verdadeiro presente para Jacobina e região. Foram quase 5 anos fora da nossa sede, realizando atendimentos em espaços improvisados. Agora, voltamos para casa, com mais conforto e estrutura — não apenas para os servidores, mas principalmente para a população”, disse.

O magistrado também ressaltou a importância da acessibilidade e da estrutura. “Antes, não tínhamos rampas ou salas adequadas. Hoje temos um ambiente confortável, acessível e com espaços bem distribuídos, o que impacta diretamente na qualidade do atendimento”, afirmou.

Esta ação faz parte de uma série de programações que vêm sendo realizadas na cidade de Jacobina desde a última quinta-feira (28), com encerramento previsto para este sábado (30). As atividades abrangem também os municípios de Serrolândia e Mundo Novo, incluindo atendimento itinerante ao eleitorado e iniciativas de educação para a cidadania, promovidas pela Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE-BA).

O diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE/BA), Moacyr Pitta Lima Filho, o diretor-geral Raimundo Vieira, juízes das duas zonas, doutor Marley Cunha Medeiros e doutora Milene Cantalice Salomão Traverso, os desembargadores eleitorais Ricardo Borges Maracajá, Danilo Luiz e Pedro Rogério Castro Godinho, além da secretária-geral da Presidência (SGPRE), Maria do Socorro Gouveia, demais lideranças políticas e autoridades locais participaram do evento.

Pra todos verem: Grupo de dez pessoas, cinco mulheres e cinco homens, posando para uma foto. Estão enfileiradas lado a lado, sorrindo. Ao fundo, uma parede branca com uma placa de metal e uma placa verde indicando saída de emergência.

ícone mapa

Endereço do tribunal:
1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil
CNPJ: 05.967.350/0001-45

Ícone Protocolo Administrativo

Meios de contato:
- Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094

- Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7073 / 3373-7074 | E-mail: protocolo@tre-ba.jus.br

- Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7295/7236/7256 | unidade responsável: zona006@tre-ba.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento:
- Protocolo e demais unidades da Secretaria e os Cartórios da Capital - Segunda a sexta-feira - 8h às 13h

- Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios - Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido