EJE/TRE-BA realiza 5ª edição do curso Formação de Lideranças Políticas Femininas

Capacitação promoveu reflexões sobre democracia, direitos, cidadania e empoderamento feminino

Capacitação promoveu reflexões sobre democracia, direitos, cidadania e empoderamento feminino

A Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (EJE/TRE-BA) realizou, nos dias 15 e 16 de dezembro (segunda e terça-feira, respectivamente), a 5ª edição do curso Formação de Lideranças Políticas Femininas 2025, destinada às servidoras, magistradas e demais identidades de gênero do Órgão. A capacitação virtual teve o objetivo de contribuir para a formação política de mulheres no âmbito do Poder Judiciário, incentivar a ocupação delas em espaços de decisão e poder e promover reflexões sobre democracia, direitos, cidadania e empoderamento feminino.

Ministrada pela servidora do TRE-BA e professora, Janiere Portela, a formação teve como destaque a abordagem conceitual e prática sobre marcadores de gênero, raça e diversidade. Segundo Portela, esses fatores impactam diretamente a vida pessoal e a trajetória profissional das mulheres, exigindo estratégias concretas para o enfrentamento das desigualdades.

“Esses indicadores afetam nossas vidas e nossos percursos profissionais. O curso tem esse viés de formação continuada e precisa ser constantemente revisitado. Embora seja uma meta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), essa pauta deve ser reafirmada de forma permanente, pois as assimetrias de gênero precisam ser enfrentadas tanto no plano teórico quanto no prático”, afirmou a professora.

A palestrante ressaltou ainda a importância da troca de experiências de mulheres ativistas e profissionais que tiveram acesso à educação como fator decisivo no desenvolvimento de suas trajetórias. “O acesso à educação foi um divisor de águas na vida dessas mulheres e é fundamental que essas vivências sejam compartilhadas como inspiração”, pontuou.

O diretor da EJE/BA, desembargador eleitoral Moacyr Pitta Lima Filho, enfatizou a relevância de iniciativas voltadas à promoção da participação feminina na política. “O ano de 2025 foi marcado por importantes ações nesse sentido. Iniciamos com a Audiência Pública ‘Mulheres e Cidadania’, que debateu desafios e perspectivas da atuação política feminina, e encerramos com o curso ‘Formação de Lideranças Políticas Femininas’. Essa atividade reafirma o compromisso do Tribunal com a inclusão, a diversidade e o fortalecimento da democracia”, frisou.

Aliados(as) e multiplicadores(as)

A chefe de cartório da 5ª Zona Eleitoral (Salvador), Rita de Cássia Ferreira Souza, parabenizou a iniciativa, classificando-a como extremamente necessária, pois convida o público a pensar sobre o papel da mulher na sociedade, especialmente a partir da análise dos marcadores de gênero, raça, classe, territorialidade, deficiência, entre outros. 

“A professora Janiere, com grande competência, conseguiu integrar teoria e prática ao convidar mulheres inspiradoras para compartilharem suas jornadas, o que engrandeceu ainda mais a formação e nos enriqueceu com aprendizados valiosos, tanto para a vida profissional quanto para o cotidiano. Sou grata pela oportunidade de participar como uma mulher que inspira e de ver minha história sendo compartilhada ao lado de tantas outras trajetórias ricas, brilhantes e impulsionadoras”, pontuou a servidora.

A atividade também contou com a participação de homens parceiros, convidados a refletir e disseminar os conhecimentos adquiridos nos círculos familiares, profissionais e sociais. “Embora o foco seja a formação das mulheres, o público masculino é bem-vindo como aliado nessa luta”, destacou Portela.

O servidor participante, Gilvan Lopes Nery, observou, por meio do curso, o avanço que houve nos últimos anos em termos de participação feminina nas instâncias de poder e no cenário de mobilização social, além de ter percebido o trabalho a ser feito para que homens e mulheres atinjam um patamar de igualdade na construção de uma coletividade mais justa e inclusiva. “Embora a capacitação tenha sido voltada para dar um chamamento ao papel da mulher como agente formador de uma nova realidade sociocultural, mostrou também a importância da diversidade de gêneros em uma sociedade menos patriarcal e muitas vezes machista”, disse.

Sobre o caráter dinâmico da formação, a professora salientou que o conteúdo é atualizado anualmente com dados estatísticos e novas abordagens. “Cada turma traz novidades. Quem participou em anos anteriores percebe claramente as diferenças, especialmente com a contribuição de mulheres inspiradoras que dividem suas vivências e estratégias de enfrentamento à violência política de gênero e raça”, concluiu.

O evento contou com a participação das seguintes convidadas: Aline Couto (Seção de Atenção à Saúde - SEDAS/TRE-BA), Carolina Belenz (Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Bahia-OAB/BA), Carol Tosaka (Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Pernambuco/OAB-PE), Denise Márcia Carneiro - SINDJUFE-BA, Dinéa Ramos (Universidade Federal da Bahia - UFBA), Gabriella Borges (Assembleia Legislativa da Bahia - ALBA), Jordanna Sá (Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Bahia-OAB/BA), Márcia Lopes (Corregedoria do TRE-BA), Patrícia Servilha (TRE-PR), Renata Mendonça (Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Bahia-OAB/BA) e Salete Maria (Universidade Federal da Bahia - UFBA).

 

Pra todos verem: Imagem mostra, do lado esquerdo, uma mulher branca de cabelos curtos pretos sorrindo para a tela de um computador. Ela sentada em uma cadeira, ministrando um curso. Atrás dela tem uma estante com diversos livros. Do lado direito da foto, há quadrados com imagens de pessoas (homens e mulheres) que assistem ao curso.

ícone mapa

Endereço do tribunal:
1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil
CNPJ: 05.967.350/0001-45

Ícone Protocolo Administrativo

Meios de contato:
- Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094

- Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7073 / 3373-7074 | E-mail: protocolo@tre-ba.jus.br

- Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7295/7236/7256 | unidade responsável: zona006@tre-ba.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento:
- Protocolo e demais unidades da Secretaria e os Cartórios da Capital - Segunda a sexta-feira - 8h às 13h

- Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios - Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido

Termos de uso e Política de privacidade

O Portal do TRE-BA coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional e navegador), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir a melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nossos Termos de uso e Política de  privacidade .

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.