TRE-BA capacita servidoras e servidores para promover a descarbonização no Poder Judiciário

Curso “Programa Justiça Carbono Zero – Resolução CNJ nº 594/2024“ será realizado de 28 a 31 julho em formato on-line e síncrono, pelas EFAS/COEDE em parceria com a ASSINC

TRE-BA capacita servidoras e servidores para promover a descarbonização no Poder Judiciário

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizará, entre os dias 28 e 31 de julho, o curso “Programa Justiça Carbono Zero – Resolução CNJ nº 594/2024”, voltado para servidoras e servidores da instituição. A capacitação ocorrerá das 9h às 12h, em formato on-line e com transmissão ao vivo (EAD síncrono).

A iniciativa está alinhada às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para promoção da descarbonização no Poder Judiciário, com foco na redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e na adoção de práticas sustentáveis.

O curso tem como objetivos capacitar os participantes a desenvolver inventários de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE); buscar alternativas para redução das emissões; elaborar planos de descarbonização; implantar a compensação de emissões, identificando fornecedores certificados e projetos adequados; além de atuar na promoção de práticas sustentáveis, em alinhamento com as exigências legais e compromissos climáticos.

Público-alvo

A capacitação é direcionada a 16 servidores(as) da Secretaria de Gestão de Serviços (SGS), quatro da Secretaria de Gestão Administrativa (SGA), três da Assessoria de Sustentabilidade, Acessibilidade, Inclusão e Diversidade (ASSINC), três da Secretaria de Planejamento de Estratégia e de Eleições (SPL), dois da Secretaria da Presidência (SPR) / Assessoria de Gestão de Políticas Judiciárias (ASGEP).

Outras 12 vagas foram disponibilizadas aos demais servidores(as) interessados(as), totalizando 40 participantes. As 12 horas de curso serão aproveitadas como Adicional de Qualificação de Treinamento (AQT).

Realização

O curso é promovido pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores (EFAS), vinculada à Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento (COEDE) em parceria com a Assessoria de Sustentabilidade, Acessibilidade, Inclusão e Diversidade (ASSINC).

Programa Justiça Carbono Zero 

Instituído pelaResolução nº 594, de 8 de novembro de 2024, o Programa Justiça Carbono Zero determina a promoção da descarbonização no Poder Judiciário brasileiro por meio do controle das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) gerados pelos órgãos. O documento traça como objetivo alcançar a neutralidade de carbono até o ano de 2030 nos órgãos do sistema de justiça. 

FS

Pra todos verem:  à direita uma imagem da capa da Cartilha do programa "Justiça Carbono Zero", nela uma fotografia de balança pendurada em árvore, simbolizando justiça e sustentabilidade. À esquerda, está o logotipo do TRE-BA com os dizeres "Justiça, Cidadania e Serviço".

ícone mapa

Endereço do tribunal:
1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil
CNPJ: 05.967.350/0001-45

Ícone Protocolo Administrativo

Meios de contato:
- Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094

- Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7073 / 3373-7074 | E-mail: protocolo@tre-ba.jus.br

- Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7295/7236/7256 | unidade responsável: zona006@tre-ba.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento:
- Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital - Segunda a sexta-feira - 8h às 13h

- Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios - Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido