TRE-BA amplia ações para uso sustentável da água em suas unidades
Em 2024, foi concluído um projeto estratégico para viabilizar a captação e o reaproveitamento de água da chuva nos imóveis do TRE-BA

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) tem investido em iniciativas para aumentar a eficiência no uso da água em seus imóveis. Em 2024, foi concluído um projeto estratégico para viabilizar a captação e o reaproveitamento de água da chuva, reforçando o compromisso da instituição com a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais.
As ações promovidas incluíram estudos sobre o índice pluviométrico nos municípios com imóveis próprios do TRE-BA; definição de locais aptos a receberem obras de construção de reservatórios de captação e reaproveitamento de água da chuva; e elaboração de um Plano de Ação para a contratação das obras de sistema de captação e reaproveitamento de água das chuvas nos municípios selecionados, com previsão de execução a partir de 2025.
“O Tribunal Eleitoral da Bahia vem, ao longo dos anos, adotando medidas que impactam diretamente na racionalização da água, como a instalação de torneiras com temporizador em todos os sanitários do edifício-sede e descargas de duplo acionamento”, explica Marco André Carneiro Lima, assistente da Assessoria de Sustentabilidade do Regional.
Dia Mundial da Água e a importância do consumo consciente
As iniciativas do TRE-BA ganham ainda mais relevância com a chegada do Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. A data, instituída em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem como objetivo ampliar o debate sobre o uso racional e sustentável da água. Em 2025, o tema da campanha é “Preservação das Geleiras”, um convite à reflexão sobre a necessidade de preservação da água (e de seus ciclos) e a urgência de adoção de práticas sustentáveis, a fim de garantir o acesso para as próximas gerações.
De acordo com dados da ONU, a água doce representa 2,5% de toda a água existente no planeta, sendo que menos de 1% está disponível para consumo humano. Diante desse cenário, pequenas atitudes cotidianas fazem a diferença: fechar a torneira ao escovar os dentes ou lavar as mãos; corrigir vazamentos; reutilizar a água em atividades domésticas; reduzir o tempo no banho; e utilizar equipamentos e eletrodomésticos com selo de economia de água.
Confira o Mini-Guia de Consumo Consciente do TRE-BA
DS
Pra todos verem: Duas mãos seguram uma porção de água sobre um solo árido, simbolizando a importância da preservação e do uso consciente desse recurso essencial.