TRE-BA é finalista em duas modalidades da 6ª Edição 2025 do J.Ex
O prêmio J.Ex tem o objetivo de reconhecer e incentivar iniciativas e projetos inovadores voltados para tecnologia, gestão e novas metodologias aplicadas ao Ecossistema de Justiça

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) é finalista da 6ª Edição (2025) do Prêmio de Inovação do Judiciário Exponencial (J.Ex) em duas categorias: Escolas Judiciais e Executivo de Inovação. A premiação, promovida pelo movimento Judiciário Exponencial, que incentiva a transformação digital no âmbito da Justiça, será realizada em uma cerimônia no dia 18 de novembro.
A Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/TRE-BA) concorre com o projeto Cidadania em Todo Lugar e é a única participante da etapa final na categoria Escolas Judiciais.
Para o diretor da EJE-BA, o desembargador eleitoral Moacyr Pitta Lima Filho, a indicação destaca a importância do programa e o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela escola. “Ser finalista do Prêmio de Inovação J.Ex representa o reconhecimento de um trabalho coletivo do TRE da Bahia, por meio da Escola Judiciária. O projeto Cidadania em Todo Lugar tem levado educação cidadã às escolas do interior do estado, aproximando a Justiça Eleitoral das comunidades e fortalecendo a democracia, enfrentando a desinformação e promovendo a cidadania,” afirmou.
Segundo Ludmila Rocha, chefe da seção de programas institucionais, o sucesso do projeto só é possível pela participação ativa dos colegas do interior. “Eles(as) atenderam ao chamado com entusiasmo, compreenderam a importância da iniciativa e aceitaram o desafio de forma totalmente voluntária. É muito gratificante ver esse engajamento acontecer no TRE”, ressaltou.
Na modalidade Executivo de Inovação, o TRE-BA é representado por Laís Gomes Porto Carreiro Rivas, assessora de Inovação do Regional. Esse segmento reconhece lideranças com perfil empreendedor dentro das instituições que compõem o Ecossistema de Justiça.
De acordo com Rivas, estar entre os(as) finalistas do Prêmio J.Ex simboliza um reconhecimento coletivo. “Representa cada servidor que ousa propor o novo, que acredita ser possível fazer diferente e melhor, mesmo dentro de estruturas tão tradicionais. As mudanças culturais que a inovação promove são, acima de tudo, sobre abrir espaço para o diálogo, a empatia, o aprendizado constante e a coragem de experimentar. Porque todos nós somos inovadores, nascemos assim por natureza. Às vezes, só precisamos de um ambiente que nos lembre disso,” salientou.
Cidadania em Todo Lugar
O projeto tem como propósito ampliar o alcance das ações de cidadania promovidas pela EJE/TRE-BA, capacitando mais de 100 servidores e servidoras voluntários(as) das zonas eleitorais da Bahia. A iniciativa adota metodologia própria e oferece materiais audiovisuais didáticos, que facilitam a execução das atividades nos locais atendidos.
Além de fortalecer a atuação local, a iniciativa contribui para a padronização e para a qualidade das atividades descentralizadas de educação voltadas ao exercício dos direitos e deveres dos cidadãos(ãs), aproximando ainda mais a Justiça Eleitoral da sociedade.
Os vídeos educativos, de uso exclusivo nas apresentações para os estudantes, são protagonizados pelo influenciador Ivan Mesquita. Eles são curtos e utilizam uma linguagem jovem, dinâmica e acessível. O conteúdo é dividido em quatro temas: democracia e cidadania; história do voto; fake news e desinformação; todos os tons da democracia.
Sobre o J.Ex
O Prêmio de Inovação J.Ex tem como objetivo reconhecer e incentivar iniciativas e projetos inovadores voltados para tecnologia, gestão e novas metodologias aplicadas ao Ecossistema de Justiça.
Pra todos verem: imagem ilustrativa (card) com fundo bege, mostarda e azul. Contém logomarca do prêmio de inovação e logotipo da Justiça Eleitoral, com os dizeres “Justiça, Cidadania e Serviço”.